Home > Notícias

Briga por novo padrão de SIM Cards envolve RIM, Nokia, Motorola e Apple

Apple tem proposta diferente das rivais para os cartões nano-SIM. Novo padrão é 60% menor que SIM card tradicional.

Macworld / EUA

21/03/2012 às 18h03

Foto:

Na próxima semana, duas propostas diferentes – uma apoiada pela Apple e outra pelas rivais Nokia, RIM e Motorola - por um novo e menor cartão SIM (chamado de nano-SIM) entrarão em guerra. Isso porque o Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI) decidirá nos próximos dias qual tipo de chip será utilizado pelos futuros smartphones e tablets.

A votação está agendada para 29 de março, de acordo com um porta-voz da Giesecke & Devrient, que fabrica SIM cards. A decisão deveria ter sido tomada no final do ano passado, mas foi adiada para março, explicou o executivo, que, no entanto, não entrou em detalhes sobre quais desentendimentos teriam causado o atraso.

As companhias envolvidas no processo estão mantendo sigilo sobre o assunto. A Apple não está fazendo comentários, enquanto que a Motorola apenas confirmou que está trabalhando juntamente com a RIM (Research in Motion) e a Nokia, que afirmam que obviamente acreditam que a proposta que apoiam possui vantagens técnicas significativas.

Quando a ETSI (que conta com fabricantes e operadoras entre seus membros) anunciar sua decisão, a organização pode decidir aceitar uma das propostas, as duas, ou ainda nenhuma delas.

À medida que o licenciamento de patentes tornou-se mais disputado, o desenvolvimento de padrões ficou mais importante, afirma o analista principal da consultoria Canalys, Pete Cunningham.

Se houverem alegações de patentes consideradas essenciais para a implementação do padrão nano-SIM, a ETSI pediria que elas fossem licenciadas sob termos chamados de justos, razoáveis e não-discriminatórios (FRAND). Se uma companhia com patentes não concordar em fazer isso, a proposta teria de voltar para a mesa de desenhos, segundo o órgão europeu. Mas as empresas envolvidas entraram no processo sabendo disso, afirmou o executivo da ETSI, Ultan Mulligan.

iPhone4s300

Novo nano-SIM é 30% menor do que o micro-SIM, usado no iPhone 4S e no novo iPad

Quando o cartão nano-SIM eventualmente for padronizado, seu tamanho menor vai liberar espaço para memória adicional e baterias maiores, ajudando as fabricantes a criarem aparelhos mais finos, de acordo com a Giesecke & Devrient.

Medindo cerca de 12mm por 9mm, o novo SIM card será cerca de 30% menor do que o micro-SIM. A espessura dos chips foi reduzida em aproximadamente 15%, segundo a Giesecke. Além disso, o nano-SIM é 60% menor do que os SIM cards de tamanho tradicional, que ainda são usados pela maioria dos telefones celulares, afirma a companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail