Home > Notícias

Britânico conecta sua própria casa ao Twitter

Sistema posta mensagens no Twitter com status do consumo de energia da residência.

Redação do IDG Now!

29/06/2009 às 12h24

Foto:

Um engenheiro de computação britânico conectou toda a sua casa ao Twitter. Andy Stanford-Clark recebe em seu perfil no microblog - ao qual acessa pelo celular - posts dizendo “o aquecedor do banheiro está ligado” ou “a temperatura da sala de ginástica está fria”. Com isso, ele pretende reduzir os custos com energia elétrica de sua residência.

Segundo o jornal Daily Mail, o sistema trabalha por meio por uma rede de uma dúzia de sensores que Stanford-Clark instalou pela casa - no medidor de energia e na janela do banheiro, por exemplo.

> Fotos: Conheça a casa do futuro

O engenheiro, sua esposa e seus dois filhos podem, então, ter o status atualizado das luzes externas, da temperatura da banheira ou saber se as janelas do segundo andar estão abertas.

As informações dos sensores wireless são gravadas em um pequeno chip que transmite sinais de rádio para um hub central. Como especialista de software da IBM, Stanford-Clark desenvolveu um programa que transforma esses sinais em palavras.

O sistema avisa Stanford-Clark sempre que ele atinge 10 libras de consumo de energia (cerca de 32 reais). Desde que começou a monitorar o uso da energia elétrica em sua casa, o engenheiro já economizou um terço do consumo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail