Home > Notícias

Buffalo é a primeira empresa a apresentar discos rígidos USB 3.0

Quem esperava os primeiros dispositivos com a tecnologia só durante a CES 2010, se espantou com o lançamento do DriveStation.

PC World/EUA

25/11/2009 às 11h16

buffalo_DriveStation_150.jpg
Foto:

Os primeiros produtos com USB 3.0 não eram esperados para antes de janeiro, quando acontece o Consumer Electronics Show (CES 2010), que acontece em Las Vegas (EUA). Mas a Buffalo Technology surpreendeu o mercado e apresentou nesta terça-feira (24/11) o DriveStation HD-HXU3 SuperSpeedy, disco rígido externo que utiliza a tecnologia.

Já tem pelo menos um ano que ouvimos falar da USB 3.0. Na realidade, as discussões ganharam fôlego na edição 2009 do CES. Contudo, atrasos nos chipsets que utilizam o novo controlador levaram a atrasos nas primeiras placas-mãe compatíveis com a tecnologia mais rápida de transmissão de dados. E a Buffalo chega com um drive que tem duas portas USB 3.0 PCI Express Card para uso em PCs quanto Macs.

Trata-se de um movimento esperto por parte da fabricante, se levarmos em conta que portas USB 3.0 devem continuar raras ao longo de todo o próximo ano. Mas ainda mais interessante é que notar que, apesar de todos os demais produtos ofertados pela Buffalo em sua página na web trazerem link para compra, menos o novo drive.

buffalo_DriveStation_350.jpg

O que tem de bom em um drive com tecnologia USB 3.0? Nominalmente, tais dispositivos oferecem taxas de transferência de 625 megabytes por segundo (ou cerca de 5 GB por segundo), excelente para a dispositivos de armazenamento de grandes quantidades de dados, arquivos multimídia etc. Para comparação, a tecnologia USB 2.0 oferece taxas de transferência máxima de 480 MB por segundo.

Segundo a Buffalo, o novo drive está disponível nas capacidades de 1 terabyte (200 dólares) 1,5 TB (250 dólares) e 2 TB (400 dólares) e inclui o software Memeo AutoBackup (Windows ou Mac).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail