Home > Notícias

Bug em atualização causa problemas no boot em PCs com Windows 7

Patch "KB2823324", lançado nesta terça-feira, é o culpado pelo problema que afeta máquinas com a versão de 32 Bits (x86) do Windows 7.

Rafael Rigues

10/04/2013 às 18h40

Foto:

Uma atualização do Windows 7 (KB2823324) lançada ontem pela Microsoft como parte da tradicional "Patch Tuesday" está causando dores de cabeça em alguns usuários. Após sua instalação, algumas máquinas não conseguem mais dar boot quando são reiniciadas.

Segundo a Microsoft o problema é restrito ao Brasil, afeta máquinas com a versão de 32 Bits (x86) do Windows 7 que receberam a atualização e segundo a Microsoft é resultado de um conflito com "software de terceiros" (ou seja, um programa desenvolvido por outro fabricante), embora não diga qual é este software. Máquinas com o Windows 8, ou a versão de 64 Bits (x64) do Windows 7 não são afetadas.

Leia também
Passo-a-passo de como recuperar um PC afetado pelo problema

Entre os sintomas estão telas azuis durante a inicialização do sistema ou um "loop infinito" onde a máquina reinicia continuamente antes de completar o boot. Ou seja, fica impossível usar a máquina, já que o sistema operacional nunca é carregado.

Consultada sobre o bug, a Microsoft nos respondeu com a seguinte declaração:

“Nós estamos cientes de que clientes podem estar enfrentando dificuldades após executarem ontem a atualização de segurança KB2823324 do Windows 7. O problema é localizado no Brasil e nós estamos trabalhando para resolvê-lo. Nos desculpamos por qualquer inconveniente que possa ter sido causado aos nossos clientes.”

A empresa publicou um boletim, chamado KB 2839011, com instruções para remoção da atualização que causa o problema, caso já tenha sido instalada, para impedir sua instalação e para recuperar máquinas afetadas. Segundo a empresa, a KB2823324 foi removida do serviço Windows Update e não está mais sendo oferecida aos usuários. Ou seja, de agora em diante novas atualizações via Windows Update não devem causar o problema.

Soluções

Uma solução para o problema é, durante a inicialização do computador, teclar F8 e restaurar um ponto de restauração anterior à instalação da atualização. Quando o sistema voltar as atualizações pendentes podem ser aplicadas novamente, excluindo-se a KB2823324.

Outra solução, publicada pelo usuário Fernando Gomes nos fóruns do site Clube do Hardware , envolve a execução do seguinte comando no Prompt de Comando do modo de restauração:

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail