Home > Dicas

Bug no Elements 9 trava sistema durante importação de fotos

Para completar, procedimento postado em fórum para supostamente corrigir o problema pode levar à perda das imagens

Ted Landau, Macworld/EUA

03/11/2010 às 15h32

Foto:

Com o Photoshop Elements 9, a Adobe melhorou significativamente o que já era um excelente programa de edição de imagens para usuários menos avançados. Um dos melhores recursos é a opção Content-Aware do Spot Healing Brush, que deixa a tarefa de cortar objetos indesejáveis nas fotos muito mais simples. 

Entusiasmado com a possibilidade de resgatar algumas fotos antigas, abri o Organizer, programa do Elements, e selecionei a importação de algumas fotos da biblioteca do iPhoto para o Organizer; não funcionou. Esperei 20 minutos e as fotos ainda não tinham sido importadas; o pior de tudo é que o ícone do Organizer no Dock está listado como “Não Respondendo” e, após outras tentativas, o resultado foi o mesmo. 

Um tópico no fórum de suporte da Adobe confirma que outros usuários estão tendo o mesmo sintoma. Uma sugestão óbvia é que, em bibliotecas muito pesadas, a importação pode demorar certo tempo. Talvez uma espera maior pudesse ter levado ao sucesso, em vez de forçar o encerramento do programa. Um dos usuários, inclusive, obteve sucesso ao importar sua biblioteca após esperar 25 minutos – entretanto, para outros, o Organizer congelou ao tentar importar um “pequeno evento”, o que corresponde à minha experiência.  Um post da Adobe confirma o bug, e diz que a equipe “está trabalhando para encontrar uma solução para o problema”.

adobepepe.jpg 

No Brasil, Premiere Elements só será vendido no pacote PEPE e deve custar 199 reais

No entanto, fica um aviso importante: um dos tópicos do fórum sugere uma alternativa para evitar esse comportamento durante a importação: em vez de utilizar o comando File, Get Photos and Video, From iPhoto do Organizer, a outra opção seria clicar na opção Display, no canto direito superior da janela, e escolher Folder Location. Por fim,  o usuário importa as pastas do iPhoto.

Mas não faça isso de maneira alguma! Na configuração padrão, caso algum dos arquivos tenha sido editado com o Elements, as fotos modificadas serão salvas novamente na biblioteca do iPhoto. O resultado, que infelizmente foi constatado por outros usuários, foi a corrupção da biblioteca e a perda de todas as fotos. Masnão há risco de isso acontecer se for utilizado o Get Photos e Video, conforme recomendação do Organizer. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail