Home > Notícias

Bug no sistema Lion atrasa chegada do Firefox 5

Segundo a Mozilla, software possui um problema que faz o navegador travar ao exiber sites com fontes de downloads; fundação diz que Apple sabia da falha

Macworld / Reino Unido

11/07/2011 às 10h02

Foto:

A Mozilla anunciou na sexta-feira, 8/7, que vai atualizar seu navegador Firefox para Mac para lidar com uma falha do sistema Mac OS Lion, com lançamento previsto para esta semana.

O Firefox 5.0.1 chega “em breve”, mas ainda não possui uma data de lançamento, segundo a fabricante. Usuários rodando Windows ou Linux não verão essa atualização.

De acordo com a Mozilla, o Mac OS X 10.7, também conhecido como Lion, possui um bug que faz o Firefox 5 travar quando o navegador exibe sites que usam fontes "baixadas" (é possível usar em sites fontes que não fazem parte do sistema operacional, que são baixadas para a máquina do visitante quando ele acessa a página).

“Nós alertamos a Apple sobre o problema antes do lançamento do 10.7, mas eles não corrigiram o problema antes do lançamento final do sistema”, afirma o diretor de plataforma web da Mozilla, Christopher Blizzard. “Nós mudamos as APIs e que estamos usando para versões mais novas que parecem resolver o problema.” O bug no Lion vai causar “sérios problemas" aos usuários do Firefox 5 se não for solucionado, completa o executivo.

A Apple programou para este mês o lançamento do Lion, e liberou uma versão “gold master” do sistema em 1/7, a edição final a que Blizzard se referiu. No entanto, a companhia ainda não anunciou uma data de lançamento oficial para o sistema. Alguns sites noticiaram na última semana que a Apple vai lançar o Lion esta semana, mais provavelmente na próxima quinta-feira, dia 14.

Apesar de a Mozilla ter mudado no início deste ano para um esquema rápido de lançamento que dispensa e atualizações de segurança ou soluções de crash (que são geralmente atualizadas na versão seguinte do browser), a empresa tem dito repetidamente em conferências e em suas listas de e-mails para desenvolvedores que irá liberar uma solução de emergência se necessário.

Ao mesmo tempo que lançar o Firefox 5.0.1 para Mac, a Mozilla também irá atualizar o mais antigo Firefox 3.6 para desabilitar fontes web "baixáveis" quando o navegador rodar no Lion.

Mas a Blizzard alertou os usuários que rodarem o Firefox 3.6 no Lion que eles podem encontrar outro problema. “Eles também podem visualizar problemas de renderização na barra de rolagem”, notou o executivo, para depois pedir aos usuários que façam o upgrade para o Firefox 5.

A Mozilla planeja aposentar o Firefox 3.6 em breve, talvez já no meio de agosto, após lançar uma atualização final de segurança para o browser, lançado há um ano e meio.

O Firefox 6, cuja versão beta foi liberada na última semana, tem lançamento agendado para 16/8, enquanto o seu sucessor chega em 27/9.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail