Home > Dicas

Bugs no Aperture 3 travam computadores; saiba driblar o problema

Novo software da Apple para organização e edição de fotografias gera consumo excessivo de memória; saiba como driblar o problema

Macworld/EUA

18/02/2010 às 8h34

Foto:

Lançado dia 9/2, o Aperture 3, software da Apple para organização e edição de fotografias, chegou com mais de 200 novos recursos – e alguns bugs. É o que contam muitos usuários do programa em vários fóruns.

Segundo as queixas, o programa causa, entre outros bugs, a retenção de memória (conhecida também como memory leak). Isso acontece durante uma tarefa com uso intenso de dados. Se esse processo for pesado demais para a RAM instalada no computador, o programa, no caso o Aperture 3, requisita muita memória virtual, fazendo o sistema entrar em pane.

Segundo Rick LePage, ex-editor de Macworld, o problema deixou seu computador impossível de ser utilizado. Os travamentos frequentes levaram o jornalista a abandonar o programa até que a Apple ofereça uma atualização adequada. “Eu quero usar o software, mas não tenho tempo para lidar com essas panes frequentes”, explica ele.

 

aperturex535A.jpg
Aperture 3: retenção de memória sobrecarrega o sistema

A Apple ainda não se manifestou sobre o caso, mas aqui seguem algumas sugestões feitas por usuários do fórum da Apple para contornar os problemas, enquanto não sai uma atualização definitiva:

- Problemas com o Faces: desligue o Faces antes do processo de importação (na área Preferences do Aperture). Depois volte à configuração anterior. Infelizmente, isso pode não funcionar em todos computadores.

- Importar ou converter uma biblioteca antiga: o usuário Keith Stead sugere a conversão manual de fotos ao abrir o pacote de conteúdo do seu arquivo antigo do Aperture ou iPhoto, arrastando as imagens para o desktop e então importando mês a mês para uma biblioteca nova do Apertura 3. É um processo chato, mas funcionou com ele.

- Problema de lentidão em biblioteca após conversão: o usuário Matthew Bergsma sugere recriar os thumbnails das fotos e a atualização dos previews das imagens. Outra sugestão é fazer o programa rodar no modo de 32 bits.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail