Home > Notícias

Busca de informações sobre doenças aumenta ansiedade de internauta

Microsoft aponta que 'cibercondria' está associada a resultados que ligam tanto sintomas comuns quanto raros a uma doença.

Redação do IDG Now!

25/11/2008 às 15h29

Foto:

Pesquisas na internet podem aumentar a ansiedade e preocupação de quem que busca por informações médicas online, levando os internautas a atitudes típicas da “cibercondria”, afirma levantamento da Microsoft.

Hipocondríaco, em linhas gerais, tem a ver com o medo de que sintomas comuns e pequenos possam estar relacionados a doenças sérias. No caso dos ‘cibercondríacos’, sintomas raros assustam os usuários que lêem sobre uma doença.

A conclusão se deve ao fato de muitos resultados associarem dores de cabeça a tumores cerebrais, da mesma forma que se associam à ausência de cafeína. A diferença é que as chances de um tumor de fato existir são infinitamente menores, aponta o The New York Times.

Ao pesquisar por sintomas específicos de uma doença, os usuários rapidamente se viram ansiosos, revela o levantamento. Cerca de um terço dos entrevistados continuaram as pesquisas em busca de quadros médicos sérios.

O estudo da Microsoft foi conduzido com as experiências de buscas médicas de 515 pessoas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail