Home > Notícias

Busca em tempo real do Google encontra atualizações do Twitter

Este é um dos anunciados hoje (7/12) pela empresa; lista inclui ainda o Google Goggles para pesquisa com base em fotos.

Redação do IDG Now!

07/12/2009 às 18h13

Foto:

O Google anunciou nesta segunda-feira (7/12) um serviço de busca em tempo real, que atualiza automaticamente a página de resultados sem exigir que o usuário dê um comando Refresh no navegador.

O recurso, que será estendido gradualmente a todos os usuários. A página de resultados terá um campo para receber as atualizações mais recentes de diversas fontes, como redes sociais, e o Twitter é uma delas.

Em outubro, a Microsoft já havia fechado um acordo com o Twitter e o Facebook para exibir, em seu serviço de buscas Bing, resultados de pesquisa em tempo real das duas redes sociais.

Além do Twitter, o Google vai indexar e exibir em tempo real atualizações do Facebook e do MySpace, bem como de blogs , sites de notícias e páginas web que acabaram de ser criadas, explica a empresa.

Segundo a empresa de buscas,  foi necessário desenvolver mais de 12 tecnologias para oferecer a busca em tempo real, um serviço que exige que se monitore mais de 1 bilhão de páginas e documentos. Inicialmente, a novidade estará disponível apenas na página em inglês.

Novas opções
Quando os resultados em tempo real estiverem disponíveis, os usuários verão na tela uma seção chamada "Latest results" (resultados recentes). Ele dará acesso a uma seção à direita da página de resultados, com itens relevantes que aparecerão à medida que se tornarem disponíveis.

Haverá também uma opção específica no menu, chamada Latest, para filtrar resultados das pesquisas em tempo real. Outra opção, chamada "Updates", vai limitar os resultados de tempo real àqueles provenientes de serviços de microblogs, como o Twitter.

A funcionalidade de tempo real também estará disponível também a usuários de smartphones iPhone e Android.

Google Goggles
Outro recurso apresentado pela empresa foi o Google Goggles, aplicação de realidade aumentada que ainda está em desenvolvimento pelo Google Labs. O Google Goggles vai permitir a donos de smartphones apontar a câmera para um objeto qualquer e tirar uma foto, que poderá ser enviada para o Google a fim de se obter mais informações sobre o objeto.

Apesar de não estar pronto, o Google Goggles já pode ser experimentado por usuários do sistema operacional móvel Android - uma versão gratuita do aplicativo que lhe dá suporte pode ser baixada da loja de aplicativos do Google.

Além desses, a empresa demonstrou uma aplicação para o sistema Android que mostra locais de interesse com base nas coordenadas de posição GPS, e um recurso que permite a usuários japoneses usar os serviços de busca por voz do Google.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail