Home > Notícias

Buscas no Google tiveram erro causado por erro humano

Maioria dos resultados de busca realizados no último sábado exibia a mensagem "este site pode danificar seu computador".

IDG News Service / EUA

31/01/2009 às 19h22

Foto:

Um erro humano no serviço de buscas do Google, na manhã de sábado (31/01), causou uma falha que retornava a mensagem “este site pode danificar seu computador”.

A falha durou aproximadamente uma hora, informou o buscador, e foi causada pela atualização de sua lista de endereços de internet de sites nocivos, aqueles que podem instalar um vírus ou um código malicioso no computador do usuário.

O problema ocorreu porque o sinal “/” foi relacionado à lista de endereços de sites malicosos que oferecem riscos aos internautas. O site do Google, por exemplo, era identificado como um endereço nocivo.

"Foi uma falha clara, e sentimos muito pela inconveniência causada aos nossos usuários", escreveu Marissa Mayer, vice-presidente do setor de buscas do Google, em um post no blog da companhia.

Outras panes
Não é a primeira vez que serviços do Google enfrentam problemas. Em julho de 2008, o Orkut ficou fora do ar por mais de 11 horas, provocando uma onda de reclamações.

O Google, na ocasião, afirmou
que a pane tinha relação com um problema no sistema de cadastramento de
novos perfis  O bug fez com que novos usuários tivessem acesso a dados
pessoais de quem já estava inscrito na rede social.

O Gmail, popular serviço de e-mail da empresa, também enfrentou problemas em agosto, quando ficou fora do ar por algumas horas, por uma falha no sistema de contatos do serviço.

Entretanto, esta foi a primeira vez que uma falha não estava relacionada a problemas tecnológicos, mas sim humano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail