Home > Notícias

Cadeira de rodas se movimenta a partir de comandos de voz do ocupante

Em vez de se guiar por controles eletrônicos, sistema inteligente ouve frases como 'vá ao meu quarto' e leva o usuário.

Redação do IDG Now!

19/09/2008 às 15h15

Foto:

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão desenvolvendo uma cadeira de rodas autônoma, que aprende sobre os locais de um prédio e obedece comandos verbais de seu ocupante.

O deficiente pode, com o sistema, controlar a cadeira de rodas pedindo, verbalmente, “me leve à minha sala” ou “vá até a lanchonete”.

Diferente de outros sistemas, que adotam o mapeamento local por meio de um processo manual, o sistema do MIT aprende as ‘rotas’ como os humanos. Uma vez que a cadeira é levada para um ‘tour’ guiado, e ouve instruções como “aqui é o meu quarto” e “nós estamos no hall”, ela aprende onde está.

Esta não é a primeira vez que o MIT cria sistemas que atuam como humanos - em agosto, a instituição desenvolveu algoritmos que organizam dados como as pessoas.

A cadeira de rodas inteligente confia em conectividade Wi-Fi para mapear as rotas e navegar por elas. Após testes realizados em Boston, nos Estados Unidos, os pesquisadores querem usar detectores para evitar que a cadeira colida com obstáculos.
 
A pesquisa foi patrocinada pela Nokia e Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail