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Caffeine, novo motor de buscas do Google, está pronto para testes

Mecanismo melhora o tamanho do índice, a velocidade das requisições e, mais importante, muda o valor dos rankings dos resultados.

Redação do Computerworld/EUA

11/08/2009 às 9h11

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O Google anunciou nesta terça-feira em seu blog que um novo mecanismo de buscas, Caffeine, está pronto para ser testado. Segundo a empresa, a nova busca melhora o tamanho do índice, a velocidade das requisições e, mais importante, muda o valor dos rankings dos resultados.

"Nos últimos meses, uma grande equipe de 'Googlers' [funcionários da empresa] tem trabalhado em um projeto secreto: uma nova geração da arquitetura de buscas do Google" disseram dois engenheiros no blog.

Para ver o Caffeine em ação basta acessar a página http://www2.sandbox.google.com - exceto pelo endereço diferente, o usuário não percebe que está em uma página de testes.

Testes preliminares realizados pela Computerworld norte-americana demonstraram que os resultados na nova busca do Google aparecem “alguns milissegundos” mais rápido que na versão anterior do mecanismo. Os mesmos testes mostraram uma melhor habilidade da nova busca em retirar do índice sites falsos ou maliciosos.

Além disso, parece que os resultados estão mais relevantes em relação à ferramenta anterior, como se o Google tivesse realmente otimizado sua busca para se aproximar mais das palavras-chave digitadas.

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Caixa de areia: não se percebe mudanças aparentes no buscador

A mudança deve dar mais trabalho aos especialistas em otimização de buscas - Search Engine Optimization (SEO) -, que precisarão trabalhar em uma plataforma totalmente nova para que seus clientes apareçam no topo dos resultados do Google.

"No momento nós queremos apenas avaliações sobre as diferenças entre a
atual busca do Google e o novo sistema", afirmam os engenheiros da empresa.
Segundo eles, o time do Google também quer receber análises de maior
nível como o posicionamento de sites no novo sistema ou páginas que não
deveriam aparecer no ranking.

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