Home > Dicas

Calculadora? Cinema? Cotação do dólar? Dicionário? Chame o Google

Mecanismo de busca tem recursos que poucos sabem como usar; de calculadora à previsão do tempo.

Bill Snyder, da CIO/EUA

06/07/2010 às 18h12

Foto:

Eu gosto de pensar que meu vocabulário, e o uso que faço dele, está acima de média, afinal, sou um escritor profissional. Entretanto, ao me informar sobre as diversas opções de pesquisa do Google, percebi que, apesar desta minha habilidade, tenho utilizado o serviço de maneira rudimentar. Também descobri que quando um adolescente diz que me “pwned” (gíria norte-americana advinda dos games, que significa humilhar), isso não é um elogio.

O Google é cheio de funções e truques úteis que poucos conhecem. Recentemente, estive com dois engenheiros da empresa, Jake Hubert e Dan Russell, aprendendo como obter mais do mecanismo de pesquisa que eles ajudam a desenvolver. 

As dicas que me foram passadas são ótimas; não importa se você deseja simplesmente converter uma temperatura de Celsius a Fahrenheit por causa de uma viagem ou se está pesquisando sobre patentes antes de lançar um produto inovador.

Antes mesmo de iniciarmos a conversa, Russell já me alertou: “se você quer saber algo sobre a busca do Google, bem, pesquise isso no próprio Google. Não se preocupe em lembrar uma URL; eu, por exemplo, não me preocupo”.

Patentes
Suponhamos que você queira pesquisar sobre determinada patente. Basta digitar “Google patents” na barra de busca e o primeiro resultado será justamente o Google Patent Search. A gigante das buscas tem um acordo com o escritório de patentes norte-americano, permitindo o acesso a mais de 7 milhões de trabalhos inscritos, inclusive os desenhos que os ilustram.

No Brasil, não há essa parceria. O acesso só é possível a partir do portal do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

++++

Filtrando por data
Em geral, sinto falta de uma pesquisa em que os resultados possam ser filtrados por data. Ora, acontece que isso é possível e, ainda por cima, é fácil. Por exemplo, digamos que você queira encontrar um anúncio sobre um cartão de crédito do Bank of America que foi veiculado há alguns meses. Comece com uma busca do tipo “Bank of America cartão de crédito”. Como resultado, haverá milhões de páginas.

Agora, dê uma olhada no canto esquerdo. Há a opção “em qualquer data” selecionada. Abaixo, tem-se “mais recentes” e “últimos dois dias”. Escolha um desses dois e repita a pesquisa. Dessa vez, no mesmo espaço onde só havia três escolhas, surgem algumas outras, como “última semana”, “último ano” ou até “intervalo personalizado”

Filtrando por hora
Também é possível buscar no Twitter o quão comentado determinado termo foi, especificando inclusive o horário. Essa manhã, li sobre um projeto de lei que um congressista democrata estava tentando aprovar, o que permitiria aos Estados a coleta das taxas sobre vendas. Comecei com uma busca usual, algo como “taxa sobre vendas” e, depois, novamente no canto esquerdo, selecionei “updates”. Desta forma, posso observar o que estão comentando no Twitter sobre a proposta.

No Brasil, o equivalente do recurso é o “atualizações”. Infelizmente, ainda não funciona no Google local. A boa notícia é que, pelo menos, a opção está visível, ou seja, existe a expectativa de que a ferramenta não demora muito a chegar ao País.

De modo geral, dar uma olhada no painel de navegação à esquerda é sempre uma boa alternativa. Ao expandi-lo, você descobrirá alternativas que nem sabia que existiam.

++++

Cálculos e conversões
A calculadora Google é outro recurso escondido. Eficiente, ela soluciona de simples problemas aritméticos a questões de trigonometria. O melhor é que ela é grátis e você nunca a perderá de vista. 

As conversões também são muito práticas. Pesquise “250 libras em quilos” ou “120 reais em dólar” e pronto: você terá o valor buscado na unidade de medida desejada.

Clima e ações
A pesquisa do Google é capaz de lhe mostrar a previsão do tempo para os próximos dias e como andam as ações de grandes empresas. Para o primeiro, basta digitar "weather" e o CEP desejado, enquanto que, para o segundo, busque pela sigla de empresa desejada, como “CSCO”, código das ações da Cisco.

No caso brasileiro, para buscar o clima dos próximos dias para alguma cidade, pesquise “tempo” mais o local de seu interesse. Quando à cotação de ações, esse recurso ainda não está disponível no País.

Cinema
Não sabe que filme ver? Pesquise “cinema” mais a sua cidade, como “cinema São Paulo”, e você verá todos os filmes em cartaz, com horário e local de exibição.

Outra opção é só procurar pelo filme desejado. Digite, por exemplo, “Toy Story 3 São Paulo”, e antes mesmo das páginas listadas, aparecerão os horários os locais da sessão do filme.

++++

Pac-Man

Em 21 de Maio, a Google substituiu o logo da empresa em seu buscador por uma versão interativa de Pac-Man, para comemorar os 30 anos de lançamento do jogo. Originalmente o jogo deveria ficar no ar por apenas 48 horas, mas o sucesso foi tanto que ele continua online. Basta acessar www.google.com/pacman

Definir e traduzir
O Google funciona como um dicionário e um tradutor. Para saber o significado de “efêmero”, por exemplo, procure por “definir efêmero”. Para alguma tradução, procure a palavra, não importa o idioma, antecedida por “traduzir”.

Em geral, a definição se baseará na Wikipedia e no Wiktionary. A tradução, como não poderia deixar de ser, usará o Tradutor Google.

Pesquisas acadêmicas
Para procurar por trabalhos acadêmicos, como dissertações de mestrado e doutorado, o Google tem um espaço especial para isso. Chamado de Google Acadêmico, ele permite que se pesquise só trabalhos em português ou que se filtre por data de publicação.

Quando se busca por um livro, por exemplo, o resultado trará estudos sobre essa obra ou monografias que só a utilizaram como referência ou a citaram em algum momento do texto.

Tio Sam
O Google também tem uma pesquisa específica que só procura em sites governamentais. Por enquanto, o recurso não está disponível para a busca em portais do governo brasileiro, mas se você quiser saber mais sobre os Estados norte-americanos ou mesmo sobre pequenas cidades do país, a partir de fontes oficiais, basta acessar o google.com/unclesam.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail