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Call center: novas regras não devem ser modificadas, diz Tarso Genro

Apesar das reclamações das empresas, ministro da Justiça descarta qualquer mudança na legislação que foi discutida por meses.

Redação do COMPUTERWORLD*

03/12/2008 às 15h22

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O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta quarta-feira (03/12) que não haverá mudanças nas novas regras dos call centers, em vigor desde segunda-feira (01/12). Apesar das reclamações das empresas, Tarso disse que a nova regra é uma legislação "revolucionária".

"Não tem recuo. As novas regras foram discutidas por um ano e meio e foi dado prazo de adaptação de quatro meses. É uma conquista do cidadão. Temos mais 50 milhões de brasileiros se sentindo respeitados e não um joguete nas mãos de gravações que tratam, na verdade, o cliente como servo, e o cliente, o tomador de serviço, é senhor", afirmou ao participar de sessão solene no Congresso.

Tarso ainda ressaltou que os órgãos de proteção ao consumidor estão preparados. "Os Procons estão adequados. Fizemos treinamento. Não publicamos o decreto de maneira irresponsável. O Ministério Público está conosco.”

De acordo com as novas regras, o consumidor não deverá esperar mais do que um minuto até o contato direto com o atendente. Além disso, essa opção deve constar no primeiro menu de atendimento.

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