Home > Notícias

Call center: setor financeiro é o que mais descrumpre as novas regras

Levantamento do Procon-SP com 68 empresas também identificou que o maior tempo de espera para contato ocorreu com o SAC da NET.

Redação do IDG Now!

04/12/2008 às 11h29

Foto:

regras_callcenter_88.jpgO setor financeiro foi o que mais apresentou irregularidades no cumprimento das novas regras dos call centers, que entraram em vigor na segunda-feira (01/12), de acordo com o Procon de São Paulo. Durante os três primeiros dias da lei, o Procon fez uma pesquisa para averiguar se as empresas estavam cumprindo o decreto e se haviam adotado todas as novas exigências.

> Novas regras do SAC: a quem recorrer?

Para o levantamento, foram monitoradas 68 empresas da seguinte forma:
os fiscais  entraram em contato com os respectivos SACs, cronometrando
e gravando as ligações e registrando, por escrito, quais regras
descumpriam.

Confira a tabela com os resultados do teste do Procon, que classifica a quantidade de irregularidades registradas por setor:

irregularidades_procon_callcenter2

O Procon também colocou em seu site um questionário pelo qual os consumidores poderiam avaliar o SAC das empresas e capacitou o atendimento do próprio Procon para identificar as reclamações dos consumidores.

O atendimento de empresas do setor financeiro foi mencionado em quase todas as modalidades de irregularidades fiscalizadas pelo teste.

Até esta quinta-feira (04/12) o maior tempo de espera para contato com o atendente, segundo o Procon, foi de 15 minutos, da empresa NET e o menor do HSBC BANK, que realizou atendimento imediato.

As empresas que não se adequarem ao decreto serão autuadas pelo Procon-SP e responderão a processo administrativo com aplicação de multa, que pode variar de 212 reais a mais de três milhões de reais, de acordo com a gravidade e a condição econômica do infrator. Os processos serão levados aos órgãos reguladores responsáveis por cada setor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail