Home > Notícias

Cama inteligente “empurra” dorminhoco que invade espaço do outro

Protótipo é inspirado em um sistema embarcado nos veículos da montadora. Invasor é colocado na posição original sem ser acordado

Da Redação

14/02/2019 às 14h56

Foto: Ford/Divulgação

Seu parceiro ou parceria costuma invadir o seu lado da cama enquanto vocês dormem? Pois a Ford elaborou uma tecnologia que promete acabar com esse problema: um colchão inteligente que coloca o invasor em seu devido lugar, sem acordá-lo durante o processo.

Batizado de "Lane-Keeping Bed", o protótipo está sendo desenvolvido pela Ford Europa e foi inspirado no sistema de permanência de faixa disponível em alguns veículos da montadora, que ajuda o motorista a não sair da pista inadvertidamente. No mecanismo automotivo, toda vez que o condutor invade o espaço lateral sem dar sinal, o volante começa a vibrar - e mesmo que o motorista insista no movimento, o sistema pode corrigir a trajetória do veículo por conta própria.

A partir do mesmo conceito, a cama conta com sensores de pressão para identificar quando alguém está ultrapassando o seu lado da cama e o devolve gentilmente ao seu espaço, com a ajuda de correias movimentadoras.

De acordo com a montadora, pesquisas norte-americanas dedicadas a estudos do sono constataram que uma em cada quatro pessoas com relacionamento estável dorme melhor sozinha - ou seja, quando não é incomodada pelo parceiro. "O sistema de permanência em faixa ajuda a tornar a direção mais fácil e confortável. Pensamos que aplicar um sistema similar a uma cama seria uma forma de destacar para os motoristas a utilidade dessa tecnologia que pode ter passado despercebida", destaca Anthony Ireson, diretor de comunicação de marketing da Ford Europa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail