Home > Notícias

Câmera Flir One dá visão de calor ao seu iPhone

Acessório permite distinguir visualmente entre locais quentes e frios, e até mesmo ver na mais absoluta escuridão.

Leah Yamshon

31/03/2014 às 17h00

FlirOne_Abre-435px.jpg
Foto:

Você provavelmente não se surpreende mais com a profusão de “capinhas” para o iPhone nas lojas. Mas posso apostar que nunca viu nada como a Flir One. Ela é um acessório que se encaixa a seu iPhone 5 ou 5s como se fosse uma capinha comum, mas tem sua própria câmera bem onde ficaria o logo da Apple. Na verdade são duas câmeras, uma de luz visível e outra infravermelha. Quando em uso, a Flir One desativa a câmera integrada do iPhone. A capa se conecta ao iPhone através da porta Lightning, e tem uma chave liga/desliga para que você possa controlar quando usar o sensor térmico.

Quando a Flir One é usada em conjunto com um aplicativo gratuito de mesmo nome, você pode ver fontes de calor e energia infravermelha, normalmente invisível aos nossos olhos. O app tem vários filtros, que podem ser usados para ver diferentes padrões de calor ou umidade. 

Mas quem precisa de uma câmera térmica de mão? Eu também fiz essa pergunta, e fiquei surpreso com o número de tarefas domésticas onde a Flir One pode ser útil. Se você está tentando reduzir o consumo de energia em sua casa, pode localizar pontos onde está “perdendo calor” (ou frio) para o ambiente externo, ao redor de janelas e portas, ou onde o isolamento térmico está falhando, que elevam sua conta de ar-condicionado. Se houver um incêndio, a câmera pode ver através da fumaça e ajudá-lo a escapar com segurança, além de mostrar lugares perigosamente quentes. E claro, também dá para usá-la para localizar animais no escuro, esteja você caçando ou procurando seu gato no quintal.

FlirOne_Gato-500px
Aos olhos da Flir One, seu gato brilha tanto quanto um vaga-lume

No tempo que passei com a Flir One, ela me pareceu funcionar como prometido. Consegui localizar falhas no isolamento térmico de uma casa modelo, suspeitas manchas de umidade no carpete de um centro de convenções e até a apontei para a multidão só para ver seus padrões de cores. É intuitiva o suficiente para que qualquer um possa usar, e ainda assim parece poderosa o suficiente para os profissionais.

A Flir One chega às lojas nos EUA em Maio, com preço sugerido de US$ 349. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail