Home > Notícias

Câmera fotográfica Panasonic Lumix GH4 permite filmar em 4K

Primeira DSLM da empresa capaz de produzir imagens em "Ultra HD" chega às lojas no segundo trimestre

Tim Hornyak, IDG News Service

07/02/2014 às 11h50

Lumix_GH4-435px.jpg
Foto:

Com sua nova câmera digital Lumix GH4, que será lançada globalmente no segundo trimestre deste ano, a Panasonic está colocando nas mãos dos entusiastas a capacidade de criar conteúdo em 4K. Ela é a primeira câmera DSLM (Digital Single Lens Mirrorless, ou "Digital, de lente unica e sem espelho") capaz de gravar vídeo nesta resolução, e foi criada para suprir a necessidade de ferramentas "de massa" capazes de produzir conteúdo para as novas TVs 4K.

As câmeras DSLM tem lentes intercambiáveis mas não tem um espelho interno, o que minimiza o ruído quando o obturador é aberto. Algumas delas tem corpos menores que as tradicionais DSLR (Digital Single Lens Reflex).

Com uma carcaça em liga de magnésio, a GH4 tem um sensor de 16.05 MP com maior largura de banda que os modelos anteriores, faixa dinâmica ampliada e sensibilidade a luz que vai até ISO 25.600. O novo processador de imagens, batizado de Venus Engine, tem uma CPU quad-core e permite a captura de até 12 imagens por segundo. Segundo a fabricante a combinação do sensor e processador resultam em melhor sensibilidade, resolução, tom e reprodução de cores.

Com a GH4 é possível gravar vídeo no que a Panasonic chama de Cinema 4K, uma resolução de 4096 x 2160 pixels a 24 quadros por segundo, ou em Ultra HD a 3840 x 2160 pixels e 3 quadros por segundo. A câmera também possibilita a produção de timelapses sem a necessidade de pós processamento em um PC e a gravação com taxa de quadros variável (VFR, Variable Frame Rate). Segundo a fabricante, na gravação de vídeo em UHD é necessário usar um dos novos cartões SD UHS (Ultra High Speed) Classe 3.

Para os profissionais de vídeo, a câmera é capaz de transmitir em tempo real imagens para um monitor externo no formato 4:2:2 / 8-bit, ou até 4:2:2 / 10-bit usando a "unidade de interface" DMW-YAGH, que também oferece entradas para múltplos microfones (com controle individual de volume), monitoramento do nível de sinal com LEDs e alimentação contínua através de uma entrada de 12v.

A nova Lumix GH4 é compatível com 22 lentes da linha Lumix G. A Panasonic ainda não anunciou o preço da câmera, mas espera-se que ela chegue ao mercado custando menos de 2 mil dólares.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail