Home > Notícias

Campanha mundial do Google tenta levar aplicativos online para empresas

Companhia diz que dois milhões de empresas já usam Google Apps. Ofensiva publicitária pretende conquistar clientes corporativos de IBM e Microsoft.

Redação do IDG Now!

19/10/2009 às 9h20

Foto:

Mais de dois milhões de empresas usam os aplicativos online do Google, afirmou a companhia. de internet. Nesta segunda-feira (19/10), a gigante das buscas lança uma campanha publicitária global para conquistar clientes corporativos dos produtos da Microsoft e IBM, informou o The Washington Post.

A campanha representa uma rara investida do Google em divulgação em massa e destaca sua competição sobre as empresas dominantes em serviços de e-mail e software para escritórios: IBM e a Microsoft.

O Google tenta convencer as empresas a adotarem a chamada ‘computação em nuvem’, na qual os softwares são hospedados na internet, ocupando espaço nos data centers do Google em vez de nos servidores dos clientes.

O sistema poderia reduzir os gastos com manutenção, se comparados aos softwares tradicionais. Recentes panes, no entanto, fizeram aumentar as dúvidas sobre a confiabilidade dos softwares online para usuários empresariais.

Na quinta-feira (15/10), o presidente do Google, Eric Schimidt, disse a investidores que pretende aumentar os investimentos em iniciativas para o mercado corporativo. A unidade Apps do Google, a qual a companhia afirma gerar centenas de milhões de dólares em receita por ano, é uma pequena porção do faturamento do Google, que gera cerca de 22 bilhões de dólares em receita anualmente.

De acordo com a companhia, o número de empresas usuárias do Google Apps atingiu  dois milhões. Em junho, eram 1,75 milhão de usuários. Esse número inclui grandes organizações, responsáveis pelo pagamento anual de 50 dólares por máquina para usar o Apps, e empresas com menos de 50 funcionários, que conseguem o software gratuitamente.

O Google também informou que agora há 20 milhões de usuários ativos de seus aplicativos, um bom aumento se comparado aos 15 milhões ativos em junho - embora, nos Estados Unidos, esse número inclua estudantes que usam a versão dos aplicativos do Google oferecidos gratuitamente para universidades.

A campanha do Google estreou nos EUA em agosto e deve apresentar anúncios em publicações impressas como o The New York Times, Forbes e The Economist. O valor investido na ação estratégia não foi revelado. A criação foi desenvolvida internamente, pela equipe do Google Creative Lab, liderada pelo antigo executivo da Ogilvy & Maier, Andy Berndt.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail