Home > Notícias

Canadense Laconi chega para concorrer com Twitter em microblogging

Criado por Evan Prodromou, serviço já está disponível gratuitamente para usuários comuns; empresas devem pagar taxa.

ComputerWorld/Canadá

07/07/2008 às 10h16

Foto:

O “guru” da web Evan Prodromou lançou o Laconi.ca, uma ferramenta de microblogging de código aberto que daria aos usuários uma alternativa ao líder Twitter.

Prodromou, fundador da Wikitravel e da Certivi.ca, desenvolveu a plataforma open source chamada Laconi.ca e um site, Identi.ca, para combater uma situação muito comum na Web 2.0, na qual usuários podem colocar conteúdos, mas não podem tirá-los. O blogger Robert Scoble, por exemplo, ficou fora do ar no Facebook por executar um código para transferir seus contatos.

“Nós queremos uma web que é aberta, que atravessa fronteiras e utiliza padrões abertos”, disse Prodromou.

As pessoas podem usar a plataforma Laconi.ca para marcar seu próprio microblogging para seu próprio site, ou como um subsite - daí virá a receita eventualmente; executando um modelo “free”, aqueles que fazem remarcação extensiva da plataforma para si próprios ou suas empresas, ou possuem centenas de usuários, pagarão uma taxa.

Marshall Kirkpatrick, do blog Read Write Web, afirmou estar impressionado com as especificações técnicas do novato serviço de Microblogging, que “permite usuários de uma assinatura de apoio enviar e receber mensagens com segurança por meio de diferentes serviços de microblogging”, garantindo assim uma melhor interoperabilidade para os usuários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail