Home > Notícias

Canal do Flickr destaca conteúdo de cidadão no noticiário do Yahoo

Y!Repórter pede que usuários publiquem fotos de relevância jornalística para possível uso no noticiário do portal Yahoo Brasil.

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

30/04/2008 às 18h06

Foto:

A versão brasileira do Flickr criou um canal para incentivar que conteúdo fotografado por seus usuários acabe no noticiário do Yahoo Brasil.

Inaugurado nesta segunda-feira (28/04), o Y! Repórter convida usuários do Flickr a adicionar ao grupo fotos que tenham relevância jornalística, seja ela o flagra de algum grande acontecimento ou informações regionais sobre problemas pontuais.

O diretor de produtos do Yahoo! Brasil, Fábio Boucinhas, afirma que a iniciativa, iniciada pelo braço brasileiro do buscador, procura humanizar a comunidade do Flickr e criar um canal para que "os usuários ajudem a melhorar nossas notícias".

"Tivemos um caso prático (da colaboração do usuário pelo Flickr) em 2007, com o acidente (do vôo 3054) da TAM. Uma das primeiras (imagens do acidente) veio pelo Flickr", afirma Boucinhas, citando a imagem publicada da fumaça do acidente capturada a alguns quarteirões da tragédia pela usuária que se apresenta como "Nana-chan".

A contribuição, gratuita e com crédito dado ao usuário responsável pelo flagra, será avaliada pela equipe editorial do Yahoo e a publicação no grupo, evidentemente, não garante a certeza de publicação do arquivo, lembra Boucinhas.

O exemplo do vôo da TAM, e a conseqüente iniciativa do Flickr de aproximar sua comunidade do noticiário do Yahoo, resvala também em outra tragédia área.
++++
Quando o avião de pequeno porte do jogador do New York Yankees se chocou contra um prédio em Manhattan, notícias de texto já haviam sido publicadas, mas ainda não havia fotografias disponíveis.

"Então a equipe jornalística do Yahoo buscou no Flickr e descobriu as primeiras imagens publicadas e que ainda não estavam disponíveis a partir de qualquer fonte", explicou o co-fundador do serviço, Stewart Butterfield, em entrevista ao IDG News Service.

"Não temos intenção de entrar em transações financeiras relacionadas a fotografias. Dentro do conceito do conteúdo gerado pelo usuário, nosso objetivo é, desculpe a redundância, é permitir que usuários gerem seus conteúdos e compartilharem com um reconhecimento maior", explica Boucinhas.

Ainda exclusiva do Brasil, a idéia foi informada à matriz do Flickr, mas Boucinhas não sabe dizer se o modelo será replicado em outras versões do serviço.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail