Home > Notícias

Canonical e Arm vão customizar o Ubuntu para dispositivos móveis

Sistema operacional de código aberto vai aproveitar melhor os recursos dos chips Arm e terá consumo de energia mais eficiente.

Macworld/Reino Unido

17/11/2008 às 14h59

Foto:

A Arm, fabricante de processadores para celulares e dispositivos móveis, anunciou uma parceria estratégica com a Canonical, desenvolvedora do Ubuntu, versão do sistema operacional de código aberto Linux. O acordo prevê a produção de uma versão do sistema exclusiva para netbooks, que poderá oferecer um consumo de energia mais eficiente de bateria.

Leia mais:
> Mininotebooks vendem mais rápido na crise
> Vale do Silício: preparem-se para o pior
> Com dólar alto, Positivo aumentará preços em 15%
> Alta do dólar prejudica ascensão da Classe C à web

O Ubuntu terá suporte às últimas versões aos processadores da família ARMv7, que conta com os modelos Cortex-A8 e Cortex-A9. "Esse é um desenvolvimento natural para o Ubuntu, motivado pela demanda", disse Jane Silber, Chief Operating Officer da Canonical, empresa responsável por comercializar o Ubuntu.

Rob Coombs, diretor de marketing para o segmento móvel da Arm, disse que os primeiros aparelhos móveis com o Ubuntu devem chegar ao mercado em junho do na que vem, durante a Computex, feira de tecnologia realizada em Taiwan.

Os netbooks - notebooks pequenos, com recursos suficientes para navegar na web e editar documentos - ganharam bastante projeção neste ano, com várias fabricantes de hardware lançando modelos, entre elas a HP, Lenovo, Dell, Asus, Acer e MSI.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail