Home > Notícias

Canonical quer aplicativos nativos para smartphones com Ubuntu

Administrador da Comunidade pede para que fãs e interessados participem do projeto de criação de apps básicos. Lista inclui Agenda, Relógio, e Calculadora.

Katherine Noyes, PC World / EUA

28/01/2013 às 13h12

Foto:

Quando a Canonical anunciou oficialmente o sistema Ubuntu para telefones há algumas semanas, ela demonstrou uma interface atraente, mas faltaram detalhes sobre hardware, operadoras, ou aplicativos que possam estar envolvidos nesses dispositivos.

Uma imagem para download do próximo sistema estará disponível no final de fevereiro para o Samsung Galaxy Nexus. Mas, enquanto isso, a equipe do projeto está aparentemente dando duro no que pode ser considerado o componente mais importante de todos: os aplicativos.

Mais especificamente, lançou o projeto Ubuntu Phone Core Apps, que está contando com a ajuda da comunidade de desenvolvedores do Ubuntu Linux e fãs para desenvolver um conjunto de aplicativos básicos de código aberto que serão pré-instalados em dispositivos Ubuntu.

Milhões de aparelhos

"Recentemente anunciamos o Ubuntu Phone e, como parte da plataforma, convidamos a nossa comunidade a participar da construção do conjunto básico de aplicativos que será lançado com o telefone", explica a página Core Apps, no site do Ubuntu Wiki. "Esta é uma oportunidade fantástica de criar um software que pode ser executado em milhões de aparelhos!"

"Nós já recorremos a nossa comunidade para voluntários de programação (fizemos isso no dia do lançamento) e também solicitamos sugestões de design para os aplicativos", explica a Canonical.

Entre os tipos específicos de aplicativos que estão sendo procurados temos Agenda, Relógio/Despertador, Previsão do Tempo, Calculadora, Cliente de e-mail, leitor de RSS, gerenciador de arquivos, visualizador de documentos, administrador de contas, e terminal, bem como a integração com o Facebook, YouTube e Twitter.

Mock-up online

Já existem alguns desenvolvedores principais atribuídos a cada aplicação Core, escreveu o Administrador da Comunidade Ubuntu, Jono Bacon, no seu blog na quarta-feira (23/1). "Nós já definimos um conjunto de histórias de usuários e requisitos funcionais, e para cada aplicativo também definimos um conjunto de telas e funcionalidades que precisaremos para projetá-los", explicou Bacon.

Um site dedicado ao Ubuntu, o MyBalsamiq, foi configurado para mock-ups online e comentários. Há também um conjunto de sugestões de design básico disponíveis que os participantes devem seguir.

Aos interessados em se envolver no projeto, Bacon encoraja-os a participar do canal no IRC #ubuntu-phone no Freenode, bem como se inscrever para a lista de discussão. Bacon também fornecerá atualizações regulares por meio de um videocast semanal (todas as quartas-feira às 17h horário de Brasília) no Ubuntu On Air.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail