Home > Notícias

Captação de imagens em SP e RJ atrasa estreia do Street View no Brasil

Captura de imagens nas já começou, mas há poucos veículos sendo usados no trabalho. Problema decorre da adaptação dos carros.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

02/12/2009 às 15h47

Foto:

A estreia da versão brasileira do serviço Google Street View, estimada inicialmente pelo buscador para fevereiro de 2010, será atrasada por problemas na captação de imagens nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada pelo Google Brasil e tem relação com a preparação dos carros cedidos pela Fiat para a captura, que precisam ser adaptados para receberem a câmera especial e o sistema que registra e processa as imagens. O Google Brasil não fixou um novo prazo para colocar a versão nacional do Street View no ar.

Segundo o diretor de comunicação do Google Brasil, Félix Ximenes, poucos carros já circulam pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro fazendo a captura das primeiras avenidas das capitais. O buscador, porém, não confirmou o número de veículos.

Para saber mais:
>> Fotos: imagens bizarras do Street View
>> Veja o carro do Street View brasileiro 

A cidade de Belo Horizonte, onde o Google tem seu centro de desenvolvimento na América Latina, foi a primeira a ser fotografada pelos carros do Street View.

A capital mineira começou a ser fotografa em julho, logo após o anúncio oficial, e a captura já foi concluída, afirma Félix.

A parceria entre Fiat e Google, adiantada pelo IDG Now! em maio, prevê que 30 veículos da montadora seriam cedidos para que a captura das imagens nas três cidades fosse feita.

Os veículos da marca Stilo tiveram de ser adaptados ao equipamento usado pelo Google mundialmente, com uma câmera que fotografa 360 graus do ambiente acoplada ao teto. Engenheiros do Google e da Fiat trabalharam juntos na adaptação.

Segundo estimativa do buscador, os carros terão que percorrer cerca de 1 milhão de quilômetros nas três cidades até que tenham material suficiente para alimentar o Street View brasileiro.

Parques e áreas fechadas não estarão disponíveis quando o Google Street View nacional estrear, já que os carros se restringirão a ruas e avenidas.

Não há planos de o Google Brasil usar o triciclo que o buscador usa em outros mercados para fotografar parques e universidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail