Home > Dicas

Carnaval 2019: como manter eletrônicos seguros em casa enquanto viaja

Câmeras de segurança e tirar os gadgets da tomada são algumas das ações que você pode tomar para aproveitar as viagens sem preocupações

Da Redação

01/03/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

Há quem prefira passar o Carnaval em casa ou curtindo a folia nos bloquinhos, que atraem milhões de pessoas a cada ano. Mas também há aqueles que querem fugir das multidões e, por isso, programam viagens mais longas nessa época do ano. Contudo, isso não significa viajar e simplesmente deixar a maioria dos seus dispositivos eletrônicos "sozinhos" em casa - na verdade, deixar a própria residência desprotegida.

A tecnologia está aí para ajudar na vigilância remota dos lares, mas não basta isso: é preciso adotar algumas regras básicas para evitar dores de cabeça ao retornar de um passeio, dias após estar afastado de casa. Por esse motivo, separamos algumas sugestões de como você pode viajar mais tranquilo e, ao voltar, encontrar o seu cantinho do jeito que o deixou quanto partiu.

Câmeras

Equipar a casa com uma ou mais câmeras de vigilância é uma forma eficiente de saber se está tudo em ordem por lá, mesmo a distância, já que as imagens registradas pelo aparelho podem ser visualizadas remotamente. Além disso, esse tipo de equipamento possui preços bem mais acessíveis do que há alguns anos, permitindo que vários cômodos da residência sejam monitorados. No entanto, os locais mais comuns para instalação da câmera ainda são a fachada da residência e a garagem.

Também é possível escolher qual o tipo de câmera. Algumas possuem sensores infravermelho que captam imagens mesmo em ambientes com pouca luminosidade, outras são feitas em formato circular para guardar o registro em 360º do ambiente. Tudo vai depender da qualidade que você deseja alcançar com o dispositivo. O posicionamento é outro fator importante ao se instalar uma câmera de segurança - coloque-a apenas na direção onde se quer gravar, evitando capturar propriedades vizinhas.

Aqui, listamos quatro dicas essenciais para comprar uma câmera de vigilância sem fio.

Desligue os aparelhos

Essa prática é uma das mais comuns, mas não custa reforçar. Quaisquer produtos que dependem de eletricidade precisam ser desligados e tirados da tomada antes de você e sua família iniciarem uma viagem. Nunca se sabe quando algo pode acontecer, e isso envolve tempestades mais intensas que podem cortar o fornecimento de energia, podendo até queimar os equipamentos ou gerar um curto-circuito.

Entre os itens que você deve retirar da tomada, estão forno micro-ondas, televisão, videogame, fogão elétrico, PCs, telefone fixo e roteadores.

Se você tem um portão automático na garagem, também desligue a fonte de energia, pois alguns controles universais, mesmo que estes não sejam o que você possui para acionar os sensores, podem ativar o portão.

Evite postar sua localização

Nem todo mundo precisa saber que você vai viajar, nem quando irá retornar. Claro, é natural querer postar fotos do local visitado, ainda mais em um mundo tão conectado, em que tudo o que se faz precisa ser compartilhado. Contudo, evite publicar com muita frequência ou divulgue apenas para pessoas de confiança, como amigos e familiares.

Também recomenda-se não inserir a localização exata de onde você está, já que pessoas mal intencionadas podem monitorar sua atividade e planejar ações criminosas na sua casa ou até mesmo na região em que você se encontra.

O básico do básico

Além dos dispositivos eletrônicos, você pode adotar algumas ações simples, porém cruciais para garantir uma viagem mais segura e tranquila. Certifique-se de trancar bem portas e janelas (deixe as cortinas fechadas), feche a saída de gás de fogões e aquecedores, e verifique torneiras e chuveiros para que não fiquem pingando (inclusive, feche os registros). Se houver plantas ou bichos de estimação, deixe a chave com algum parente ou vizinho de confiança para tratá-los - quem mora em condomínio precisa deixar uma autorização por escrito para que a pessoa escolhida entre no prédio.

Por fim, tenha sempre em mãos os contatos da polícia, do corpo de bombeiros e do atendimento público de saúde. São eles: 190, 193 e 192, respectivamente.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail