Home > Notícias

Carregador universal é saída para usuários e para o meio ambiente

Iniciativa da GSM Association prevê redução de lixo eletrônico com carregador de celular que funcione em qualquer aparelho.

IDG News Service / Espanha

17/02/2009 às 8h17

Foto:

mobileworld-88.jpgUma iniciativa apoiada por fabricantes de celulares e operadoras irá resultar em um carregador universal baseado em uma interface Micro-USB para novos aparelhos.

A criação de um carregador universal, anunciada durante o Mobile World Congress 2009 será um conforto tanto para usuários quanto para o meio ambiente, ao reduzir a quantidade de material desperdiçado, pois poucos carregadores terão de ser jogados no lixo. Isso tornará mais fácil a vida de muitos usuários que poderão carregar seus celulares usando qualquer carregador disponível, além de não precisarem comprar um novo carregador a cada troca de celular.

O grupo entrou em acordo e, até janeiro de 2012, a maioria dos celulares suportarão o carregador universal, de acordo com a GSM Association, que lidera a iniciativa.

Entre os fabricantes envolvidos no acordo estão LG, Motorola, Nokia, Qualcomm, Samsung e Sony Ericsson. Já entre as operadoras estão a 3 Group, AT&T, KTF, Mobilkom Austria, Orange, Telcom Italia, Telefonica, Telenor, Telstra, T-Mobile e Vodafone.

A Nokia vê como principal vantagem da iniciativa a redução do lixo eletrônico, mas não está pronta para dizer quando venderá seu primeiro carregador universal. A companhia fornecerá carregadores adaptados tanto ao padrão universal quanto ao seu próprio padrão durante um período de transição, disse um porta-voz da Nokia.

A GSM Association espera que o primeiro carregador universal seja vendido ainda este ano, de acordo com o Chief Marketing Officer (CMO) Michael O'Hara.mobileworld_voltar

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail