Home > Notícias

Carregador universal para celular reduzirá consumo standby em 50%

Modelo aprovado pela União Internacional das Telecomunicações é micro-USB e servirá em qualquer aparelho de qualquer marca.

Redação da PC World

26/10/2009 às 15h23

Foto:

A União Internacional das Telecomunicações (UIT) decidiu por fim a um problema que atrapalha os usuários de telefonia móvel, cria um volume imenso de lixo eletrônico e é responsável por um elevado consumo de energia: a falta de um padrão global para os carregadores de celulares.

A entidade definiu que o carregador universal padrão (UCS, pela sigla em inglês) que a indústria deverá adotar utilizará o conector micro-USB e deverá incluir ao menos o selo de 4 estrelas quanto à eficiência energética, cerca de três vezes mais do que os carregadores atuais.

Com a padronização, usuários de telefones móveis poderão usar o mesmo carregador para suprir de energia qualquer outro celular, independentemente da marca ou modelo. O resultado será uma drástica redução do volume de carregadores produzidos em todo mundo e conseqüente descarte quando o usuário adquire um modelo de celular novo e, normalmente, incompatível com o antigo carregador.

Ecologicamente correto
O carregador universal padrão foi baseado em projeto desenvolvido pela GSMA. A entidade global que representa a indústria de comunicações móveis informa que o dispositivo consumirá 50% energia elétrica do que os modelos atuais quando no modo de espera (standby). Além disso, estima-se reduzir em 51 mil toneladas o volume anual de carregadores e 13,6 milhões de toneladas a menos de gases de efeito estufa emitidos.

Em comunicado divulgado à imprensa, o diretor do bureau de padronização em telecomunicações da UIT, Malcolm Johnson afirmou que o UCS representa um passo importante na redução do impacto ambiental decorrente da carga de dispositivos móveis e que espera que carregadores universais sejam em breve adotados em outras áreas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail