Home > Dicas

Carregue o PC dentro do seu bolso

Com um pendrive e aplicativos portáteis é possível deixar o notebook em casa.

Por PC World / EUA

25/02/2008 às 14h23

pendrive_tudo_150.jpg
Foto:

pendrive_tudo_150Possuir um notebook pode ser uma mão-na-roda, mas ter de carregá-lo para todo lado pode se tornar algo inconveniente. Felizmente, há uma solução que cabe exatamente no seu bolso – e não estamos falando do preço e sim do tamanho: o bom e velho pendrive.

Com o dispositivo e software corretos, você pode plugar sua unidade de armazenamento portátil no computador de um cybercafé ou do business center do hotel ou qualquer outro PC, e contar com todas as ferramentas e arquivos que se precisa para trabalhar – inclusive com o seu menu Iniciar personalizado.

Outros destaques da PC World:
> Conheça o que os designers planejam para o PC do futuro
> Como identificar um dispositivo compatível com USB 2.0
> Fique anônimo e navegue na web em segurança
> Assuma total controle sobre o efeito transparência do Vista
> MacBook Air: ele se sai bem no dia-a-dia, mas peca em alguns detalhes

É claro que é possível utilizar aplicativos online com o Google Docs ou Zoho Office, mas um dispositivo flash permite que se carregue uma variedade maior de aplicações, utilitários e qualquer outra ferramenta da qual que você já tenha se tornado dependente.

Veja aqui o que você vai precisar para fazer parte do feliz mundo da computação portátil.

Equipamento correto
Para que se possa tirar o máximo proveito da computação portátil, você vai precisar de um bom pendrive. Algumas coisas a considerar:

++++

Velocidade: verifique se o pendrive é rápido o suficiente para executar sua aplicações
Acesso rápido: quanto mais rápido seu pendrive for, mais suavemente as aplicações serão executadas. Quando for adquirir um novo dispositivo portátil, verifique as especificações e procure por aqueles que ofereçam uma taxa de leitura de 15 megabits por segundo (cerca de 1,9 megabyte por segundo) ou ainda mais rápido, se conseguir. Caso já possua um pendrive, verifique sua velocidade com o HDTach, aplicativo para o ambiente Windows e que é gratuito.
Conexão rápida: Um pendrive USB 2.0 possui desempenho muito superior ao de qualquer outro do tipo 1.x. Assegure-se de comprar um que traga a especificação USB 2.0 ou USB de alta velocidade (high-speed USB). 

pc_bolso_001
U3: já existem algumas boas e gratuitas alternativas aos dispositivos da SanDisk.

Outros destaques da PC World:
> Conheça o que os designers planejam para o PC do futuro
> Como identificar um dispositivo compatível com USB 2.0
> Fique anônimo e navegue na web em segurança
> Assuma total controle sobre o efeito transparência do Vista
> MacBook Air: ele se sai bem no dia-a-dia, mas peca em alguns detalhes

U3: Alguns pendrives – principalmente os da SanDisk – trazem a indicação “U3” para informar que eles utilizam um formato proprietário para criar aplicações que podem ser executadas a partir do dispositivo flash.

++++

pendrive_tudo_150Os pendrives U3 geralmente possuem um programa pré-instalado denominado LaunchPad e vêm com alguns poucos aplicativos ou ainda com um link para uma página web de onde se pode baixar e instalar aplicações gratuitas e até algumas não compatíveis com a plataforma U3.

A SanDisk afirma que apenas aplicações compatíveis com o U3 podem ser executadas nesses dispositivos. Em nossos testes, contudo, não tivemos qualquer problema em executar aplicações não compatíveis com o U3 nesses pendrives.

Além disso, com tantas fontes de aplicações portáteis gratuitas, não achamos que seja realmente necessário ter um dispositivo U3. Mas no caso de você possuir um, pode-se optar por utilizá-lo e tirar vantagem disso, ou mesmo removê-lo do dispositivo e instalar outras aplicações no pendrive. De qualquer forma, a SanDisk oferece uma ferramenta gratuita para que você possa reinstalar a plataforma, caso queira.

Outros destaques da PC World:
> Conheça o que os designers planejam para o PC do futuro
> Como identificar um dispositivo compatível com USB 2.0
> Fique anônimo e navegue na web em segurança
> Assuma total controle sobre o efeito transparência do Vista
> MacBook Air: ele se sai bem no dia-a-dia, mas peca em alguns detalhes

O melhor software
Uma vez resolvido o problema do dispositivo mais apropriado, é chegado o momento de escolher as ferramentas que deseja ter acesso quando estiver longe do seu PC habitual.

A denominação “software portátil” em geral refere-se a aplicações que podem ser executadas a partir de uma única pasta (normalmente em dispositivos removíveis) sem acrescentar qualquer arquivo ou entradas no registro do Windows do sistema “hospedeiro”.

Apesar de isso deixar de fora aplicações tradicionais como o Microsoft Office ou a Creative Suite da Adobe, você ainda pode contar com uma grande variedade de aplicações portáteis equivalentes e que vão atender suas necessidades.

Tudo em um: se você busca por um pacote integrado que traga o básico – planilha, processador de texto e gerador de apresentações – saiba que você não vai ficar na mão e nem será necessário pagar nada por isso (uma pena contribuição a título de doação às vezes é suficiente).

++++

Uma excelente opção é o Portable Apps, disponível em dois tamanhos – Standard  (260MB já instalado) e Lite (105 MB já instalado). Ambas incluem um programa antivírus, browser (Firefox), comunicador instantâneo (Gaim), o jogo Sudoku, um calendário e gerenciador de tarefas (Sunbird) e um cliente de e-mail (Thunderbird).

A versão Standard acrescenta uma versão portátil da suíte OpenOffice; a Lite, vem com o processador de textos AbiWord.

pc_bolso_002

Gratuito: o winPenPack oferece uma suíte complete de softwares portáteis

Outra opção tudo-em-um, também gratuita, é o winPenPack. Ele oferece mais itens do que o Portable Apps e mesmo a opção de escolher que aplicações instalar no pendrive.

++++

E há várias categorias disponíveis: escritório, Internet, aplicações gráficas, multimídia, segurança, sistema e utilitários. Algumas coincidem com o Portable Apps – ambos trazem, por exemplo, os aplicativos da Mozilla e o OpenOffice.

pc_bolso_003

PStart: outra boa opção gratuita para organizar e carregar aplicações móveis

Para executar: Acessar suas aplicações portáteis será mais fácil se você contar com um menu para isso. Um deles é o que está disponível nos drives flash com tecnologia U3, mas também presente tanto no Portable Apps quanto no winPenPack.

Em cada caso, um ícone é adicionado na bandeja do sistema (aquela que fica ao lado do relógio do Windows). Um clique em qualquer deles vai apresentar um menu semelhante do Iniciar (do Windows) com a lista das aplicações que estão em seu pendrive. Dos três avaliados, o menu do winPenPack é o mais flexível e fácil de customizar.

Se ainda assim você não ficar satisfeito, poderá testar um outro – também gratuito -: PStart, da Pegtop Software.

++++

pendrive_tudo_150Passeie pelo mundo do que é gratuito: As grandes coleções não são o único local onde se pode localizar aplicativos portáteis. Tente buscar versões portáteis de seus aplicativos prediletos usando seu programa de buscas favorito: coloque lá o nome do arquivo e acrescente a palavra “portable”.

Vale a pena dar uma olhada no site Portable Freeware e também na seção freeware do nedWolf ou na seção de portáteis do Snapfiles.

O melhor para os seus dados
Quer você leve seus arquivos de trabalho no pendrive ou os armazena online, você ainda terá de tomar algumas precauções para protegê-los, garantir sua privacidade e seus computadores de ameaças, intencionais ou não. Veja aqui alguns fatores a serem considerados:

Verifique: Utilizar seu pendrive em um computador desconhecido expõe o dispositivo a riscos adicionais. Por isso, assegure-se de que um software antispyware e um antivírus façam parte de sua coleção de aplicativos portáteis. Adicionalmente, faça uma varredura em seu pendrive – a partir do seu próprio PC – toda vez que usar o dispositivo em um sistema que não conheça.

Bom senso: Como computadores de um business center ou de um cybercafé podem ter keylogger capazes de gravar sua senha, a computação portátil jamais será totalmente segura.

Mas é possível limitar o risco evitando fazer transações com cartão de crédito quanto estiver usando seu dispositivo portátil em uma máquina desconhecida. Vale o mesmo conselho para transações de internet banking.

Outros destaques da PC World:
> Conheça o que os designers planejam para o PC do futuro
> Como identificar um dispositivo compatível com USB 2.0
> Fique anônimo e navegue na web em segurança
> Assuma total controle sobre o efeito transparência do Vista
> MacBook Air: ele se sai bem no dia-a-dia, mas peca em alguns detalhes

++++

Criptografe, sempre: Caso você trabalhe com informações confidencias (e mesmo que não sejam confidenciais!), recomendamos que você mantenha o que está guardado no pendrive criptografado. Tanto o TrueCrypt (opensource) quanto o freeware IZarc2Go  funcionam muito bem em dispositivos portáteis.

pc_bolso_005
Proteja-se: elimine cópias dos seus trabalhos do PC hospedeiro

Em muitos casos, na hora de utilizar seus arquivos criptografados, eles são copiados no computador utilizado como hospedeiro e, depois de modificados, mandados de volta.

Por uma questão de segurança, após o término do seu trabalho, assegure-se de que os arquivos de trabalho não fiquem no PC usado. Para ajudá-lo nessa tarefa, pode-se contar com o CyberShredder ou o UltraShredder, ambos com versões portáteis.

Backup: Por conta do tamanho dos pendrives, perdê-los é uma questão de tempo. Assim, manter um backup de seu PC de bolso é ainda mais importante do que fazer as cópias de segurança do seu computador principal.

Como as aplicações são bem menores, o processo de backup é bem rápido. Todas as suítes de aplicativos apresentadas anteriormente trazem soluções de backup. Use-as!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail