Home > Notícias

Carreira: empresas buscam líderes e não técnicos em TI

Estudo afirma que falta de capacidade para gerenciar pessoas é a principal barreira para a contratação de gerentes de TI.

IDG News Service/Reino Unido

02/09/2008 às 18h34

Foto:

As empresas estão tendo problemas para contratar gerentes de TI por conta da falta de profissionais com capacidade de liderança e expectativas de salário altas, afirma uma pesquisa conduzida na Inglaterra.

Coordenada pela empresa de recrutamento Hays, a pesquisa mostra que 54% dos empregadores têm dificuldades para encontrar gerentes de TI que possam se comunicar com colegas sem conhecimento técnico. Cerca de 40% dos pesquisados afirma ser um desafio encontrar profissionais sênior de TI que possam criar benefícios de negócios por meio de uma estratégia tecnológica.

Leia mais:
> Saiba como não ser escravo do nomadismo digital
> Falta de subsídio coloca empregos de TI em risco nos EUA

Além disso, 35% dos líderes de TI dizem ser difícil recrutar pessoas com grande capacidade de liderança, 34% não encontram profissionais com talento para os negócios e 32% têm problemas para achar pessoas com foco estratégico.

A pesquisa revela a importância de ter habilidades “sociais”. Quase 50% dos pesquisados concordam que um profissional com grande talento para gerenciar pessoas pode compensar um nível mais baixo de conhecimento técnico. Para 48% dos entrevistados, um equilíbrio entre as duas habilidades seria o ideal.
++++
Do outro lado, apenas 6% dos pesquisados dizem que um alto conhecimento técnico poderia compensar qualquer problema em termos de habilidades com pessoas.

Para 47% dos empregadores, falta de consciência de negócios é o principal obstáculo na contratação de gerentes, 46% citam a liderança e outros 46% afirmam que a expectativa salarial representa a principal barreira.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail