Home > Notícias

Carro controlado por notebook com Linux faz sucesso na Campus Party

CMID-CAR, construído com lixo eletrônico por alunos de robótica, é movido a bateria e controlado por um computador portátil.

Redação IDG Now!

20/01/2011 às 15h31

Foto:

Na área de Ciência da Campus Party Brasil 2011, especificamente na seção de Robótica, um projeto inusitado atrai a atenção de muitos curiosos. Trata-se de um carro com desenhos estilizados, fios expostos, porém sem sinal de volante. No lugar, um notebook funciona como leme.

O CMID-CAR é um veículo construído pelos alunos de robótica do Centro Marista de Inclusão Digital, um projeto realizado na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, levando o universo da tecnologia à população carente da comunidade Nova Santa Marta. A estrutura do carro foi feita inteiramente de gabinetes reaproveitados e ele é movido por dois motores - um de uma máquina copiadora e outro de limpadores de pára-brisa, alimentados por uma bateria com autonomia de funcionamento de quatro horas. 

Além da parte de sustentabilidade e do projeto social, o sistema utilizado para controlar o carro é baseado no Debian, uma distribuição de Linux, sistema operacional gratuito e de código aberto. O IDG Now! acompanhou de perto o funcionamento desse “Frankenstein automobilístico” na arena da Campus Party 2011.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail