Home > Notícias

Carros da Volvo terão câmeras embutidas contra alcoolismo e distrações

A partir de 2020, todos os modelos da montadora terão sensores para detectar se o motorista está bêbado ou distraído

Da Redação

20/03/2019 às 15h35

Foto: Shutterstock

De olho na segurança dos motoristas, a Volvo revelou nesta quarta-feira (20) que usará câmeras instaladas nos veículos para monitorar o comportamento do condutor. Se detectar que ele está alcoolizado ou distraído, o próprio carro poderá intervir para evitar que o usuário continue dirigindo. O sistema será implementado em todos os modelos da

Segundo o site The Verge, os sensores no automóvel ficarão atentos a movimentos nos olhos do motorista para impedir que ele dirija bêbado. Funciona da seguinte maneira: com as câmeras apontadas para os olhos, se o condutor ficar muito tempo sem olhar para frente ou estiver com os olhos fechados, um representante da central de atendimento da Volvo ligará para ele para checar se está tudo em ordem.

O carro então poderá ser parado pouco a pouco, remotamente, caso o motorista não responda de maneira solícita. "Quando se fala em segurança, nosso objetivo é evitar qualquer tipo de acidente em vez de limitar o impacto em situações em que um acidente é impossível de ser evitado. Para isso, câmeras vão monitorar comportamentos que podem levar [os motoristas] a lesões graves ou até à morte", destacou Henrik Green, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento na Volvo.

Procurados para falar sobre questões envolvendo privacidade, representantes da montadora não comentaram sobre como as filmagens nos carros serão usadas, nem se ficarão armazenadas em um banco de dados.

Com informações: The Verge

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail