Home > Notícias

Carros do Google Street View voltam às ruas

Depois da polêmica envolvendo a captura não-autorizada de dados em redes Wi-Fi, mais quatro países terão o serviço de mapeamento.

PC Advisor (Reino Unido)

09/07/2010 às 12h12

Foto:

O Google tem reintegrado seus carros do Street View após a  polêmica que envolveu a coleta de dados não-autorizados de redes Wi-Fi desprotegidas. 

Em maio deste ano, foi revelado que os carros do serviço tem capturado dados sigilosos de redes W-Fi, o que poderia incluir informações da rede, endereços MAC, alé de trechos de e-mails ou páginas na Web. O erro veio à tona depois que autoridades alemãs especializadas em proteção de dados terem auditado as informações recolhidas. O fato gerou investigações em diversos países onde o Street View atua, como Canadá, França, Reino Unido e EUA, onde algumas pessoas chegaram a abrir um processo contra po Google por invasão de privacidade.

O Google afirma que apagou todos os dados coletados indevidamente e que desligou as antenas Wi-Fi responsáveos por sua captura. Agora, a empresa anunciou que os veículos estão de volta aos mapeamentos das ruas. "Decidimos estrear o Street View na Irlanda, Noruega, África do Sul e Suécia na próxima semana", disse Brian McClendon, vice-presidente de engenharia do Google Geo, no blog da divisão. 'Nossos carros deixarão de recolher todas as informações Wi-Fi, mas vão continuar a recolher fotos e imagens em 3D como faziam antes".

"Reconhecemos que os erros foram cometidos na captura de dados em redes Wi-Fi e temos trabalhado rapidamente para corrigir. No entanto, acreditamos também que o Street View é um ótimo produto para os usuários, para pessoas que querem encontrar um hotel, uma nova casa ou um restaurante, por exemplo".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail