Home > Notícias

Caso iPhone 4G: imprensa quer que investigação seja pública

Veículos como Wired e CNET vão solicitar à Justiça dos EUA acesso aos dados do caso, que pode ter gerado uma busca ilegal à casa de um blogueiro

Redação da Macworld Brasil

05/05/2010 às 9h52

Foto:

As justificativas que a polícia deu às autoridades para realizar uma busca e apreensão de computadores na casa do editor do Gizmodo, Jason Chen, há duas semanas, por conta da investigação por furto de um protótipo do iPhone 4G, devem se tornar públicas, assim como outros detalhes do caso.

É o que deseja um grupo de veículos de comunicação, que inclui publicações como CNET e Wired. Segundo a CNET, a iniciativa inclui os integrantes da First Amendmente Coalition, organização norte-americana que tem como objetivo defender a liberdade de expressão.

Esta semana, o grupo encaminhará uma solicitação à Justiça solicitando que os argumentos utilizados pelos investigadores para obter a autorização de busca tornem-se público. Os promotores convenceram o juiz responsável pelo caso a não divulgar os dados. 

Ao tornar as informações sobre a investigação públicas, será possível saber se a lei foi respeitada e se a polícia considerou o blog como integrante de uma organização jornalística ou não. Em geral, buscas em veículos de imprensa são proibidas e podem até resultar em punições aos policiais.

gizmodoiphone390

iPhone 4G: ação de busca pode ter sido ilegal

De acordo com a diretora da EFF (organização que defende as liberdades civis no meio digital), Jennifer Granik, a ação desrespeitou leis estaduais e federais.

Segundo a lei federal Privacy Protection Act, que regulamenta a questão de proteção da privacidade, não é permitido confiscar material de jornalistas destinados à divulgação pública, mesmo que o caso seja para a investigação de suspeita de material relacionado a um crime.

Nesse caso, os investigadores precisariam conseguir uma intimação, que ainda assim daria o direito ao repórter de questionar na justiça a solicitação.

Entenda o caso
Em maio, o blog Gizmodo publicou fotos e vídeos de um protótipo do que seria o iPhone 4G (nova versão do celular da Apple). Segundo a publicação, o aparelho teria sido perdido por um engenheiro da Apple em um bar. A companhia de Steve Jobs confirmou que o aparelho era dela, pediu o equipamento de volta e solicitou uma investigação policial, que culminou com a busca na casa do blogueiro e na apreensão de computadores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail