Home > Notícias

Cebit 2008: AMD anuncia dois processadores de 45 nanômetros

São dois modelos de chips - um para servidores e outro para desktops - que devem estar no mercado no segundo semestre.

Por Computerworld/EUA

04/03/2008 às 17h25

Foto:

Cebit08_selo_entradaA AMD vai exibir seus primeiros microprocessadores com 45 nanômetros durante a Cebit 2008. Os dois processadores – um para desktop e outro para o servidor – devem ser produzidos no segundo semestre deste ano.

De acordo com Garry Silcott,  porta-voz da AMD, uma aposta da companhia para tomar a dianteira sobre a Intel é a adoção da tecnologia de imersão em litografia, que inclui uma camada de água entre as lentes no processo de produção.

> Leia mais sobre a Cebit 2008

“Esse processo possibilita uma resolução muito maior e permite atingir as menores dimensões em todo o comprimento de 45 nanômetros”, afirmou Silcott. A empresa não definiu se os processadores serão lançados no terceiro ou no quarto trimestre deste ano.

Os novos processadores serão produzidos na fábrica de Dresden, na Alemanha. Os novos chips, com nome código de Shanghai para a versão do servidor e Deneb para a versão desktop, já foram produzidos para uma seleta lista de clientes.

A AMD está meses atrasada em relação à Intel, que está incrementando sua crescente família de processadores Penryn de 45 nanômetros. “A AMD está atrasada, mas ainda é tempo de lançar seus chips de 45 nanômetros”, disse Dan Olds, um analista da Gabriel Consulting Group.

“O quanto esses chips vão poder concorrer com a Intel vai depender da data do lançamento. Se for em julho, a AMD poderá fazer frente à Intel. Se for em dezembro, então a AMD estará muito atrás da Intel”, diz ele.

“Um dos problemas da AMD é que eles não têm tanta credibilidade quanto já tiveram no passado. Se a Intel disser que terá um grande lançamento no segundo semestre, alguns clientes podem adiar suas compras para aguardar a nova tecnologia. O mesmo não acontece com a AMD. Seu anúncio não deve impactar na demanda de clientes no segundo semestre”, afirma Olds.

Garry Silcott afirmou ainda que a técnica de imersão litográfica vai Cebit08_selo_voltarpermitir à empresa produzir processadores de 32 nanômetros. A AMD espera liberar a tecnologia de 32 nanômetros entre 2010 e 2011.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail