Home > Notícias

Cebit 2008: AMD mostra novos processadores para o Puma e Cartwhell

Nova série de 780 será integrada ao pacote de chips para desktops Cartwheel e ao pacote para notebooks, Puma.

Por IDG News Service/Cingapura

04/03/2008 às 12h13

Foto:

Cebit08_selo_entradaA Advanced Micro Devices (AMD) deu mais um passo em relação a suas futuras plataformas Cartwheel e Puma com a nova série de chips 780, lançada na Cebit, em Hanover, na Alemanha.

Desenhado para funcionar com os processadores quad-core Phenom 9000 e Athlon 64 X2, o chipset 780G se destaca pela integração com o core gráfico ATI Radeon, que suporta Direct X 10 e vídeos de alta definição. O core gráfico do chip também funcionará com um cartão gráfico externo ATI para melhorar a performance de gráficos 3-D, uma ferramenta que a AMD chama de ATI Hybrid Graphics.

A AMD também ressaltou a eficiência energética da série 780, afirmando que os chips – fabricados com um processador de 55 nanômetros – oferecem uma performance três vezes melhor do que seus antecessores, mas consomem menos energia quando estão inativos.

Os chipsets 780 já estão disponíveis no mercado e, segundo a AMD, placas-mãe baseadas neles serão fabricadas pela Asustek, Gigabyte, Micro-Star International e Elitegroup Computer Systems, entre outras. Computadores baseados no chip 780 serão lançados no segundo semestre de 2008.

A nova série também será oferecida com o futuro pacote de chips para desktops Carwheel e com o Puma, um pacote deCebit08_selo_voltar chips para notebooks. O Cartwheel é estruturado com os futuros processadores de desktop Toliman e Kuma, enquanto o Puma é baseado no futuro processador móvel Griffin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail