Home > Notícias

Cebit 2009: iPhone recebe dados de eletrocardiograma

Dispositivo desenvolvido pela operadora T-Systems envia dados para um servidor, que encaminha os resultados para o iPhone.

IDG News Service

02/03/2009 às 16h25

Foto:

Pacientes cardíacos poderão checar seu eletrocardiograma no iPhone, usando um novo sistema a ser demonstrado pela operadora T-Systems, subsidiária da Deutsche Telekom, nesta semana durante a Cebit, em Hannover, na Alemanha.

O sistema consiste em um dispositivo de medição que envia os resultados para um servidor central usando uma conexão GPRS (General Packet Radio Service). Esse servidor pode encaminhar os resultados em tempo real para um iPhone, por exemplo.

O servidor foi criado para dar mais acesso aos dados pela população, incluindo pacientes e médicos, de acordo com Victor Grogger, chefe de desenvolvimento de soluções na T-Systems da Áustria. É preciso, entretanto, usar um nome de usuário e senha para acessar as informações.

A T-Systems também vai demonstrar um sistema para medir os níveis de açúcar no sangue usando um Nokia 6131 com suporte a NFC (Near Field Communications), uma tecnologia de transmissão de dados sem fio mais usada para pagamentos com o celular. Neste caso, a tecnologia é usada para enviar dados por um medidor de glicose para o telefone e deste para o servidor. O usuário pressiona um botão no aparelho de medição, aproxima do telefone e os resultados são enviados automaticamente.

“Conforme os custos aumentam, hospitais e médicos vão usar cada vez mais produtos como esses para tornar o atendimento médico mais eficiente”, afirmou Grogger.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail