Home > Notícias

Cebit 2009: iPhone vira foco de aplicativos para negócios

Empresas exibem, em evento na Alemanha, soluções para o mercado corporativo que se integram ao smartphone da Apple.

James Kirk, IDG News Service

02/03/2009 às 14h40

Foto:

O iPhone costuma ser visto como um celular para consumidor final, mas diversas empresas vão mostrar na Cebit, durante esta semana, diversos aplicativos voltados ao mercado corporativo.

Uma dessas companhias, a Cortado, quer ampliar sua gama de software que permite conectar celulares a redes corporativas e bases de dados, além de acessar impressoras e máquinas de fax. Nos próximos seis meses, de acordo com a empresa, esses recursos estarão disponíveis para o iPhone.

O produto, que deve se chamar Cortado Corporate Server para iPhone, será oferecido pela App Store, da Apple. A empresa afirma que o iPhone, hoje, é a segunda plataforma de aplicativos de negócios mais importante do mercado, logo atrás do BlackBerry, e já começa a substituir notebooks em trabalhos de campo. A Cortado já oferece um produto que conecta o iPhone a um servidor de e-mails Exchange.

No campo das comunicações unificadas, a companhia alemã C4B lança, durante a Cebit, a segunda versão do aplicativo Xphone CTI (Computer Telephony Integration) para iPhone. O pacote permite integrar a infraestrutura de PBX com celulares para gerenciar chamadas, entre outras funções. Pelo navegador do iPhone, usuários do XPhone CTI Mobility podem ver informações de ligações, checar a presença de contatos e até redirecionar chamadas.
 
O XPhone CTI Mobility independe de plataforma, já que funciona no browser e não requer software adicional para ser instalado - e roda em Windows, Mac OS ou Linux, em conexão segura via SSL.

Pelo menos um exibidor da Cebit promove suas práticas em desenvolvimento para o iPhone. A Semaphore Software, da Índia, oferece serviços para criar aplicativos e sites prontos para o smartphone. E a também alemã Merian Scout pretende lançar, após a Cebit, guias de viagem para consumidores finais e usuários corporativos com informações sobre grandes cidades na Europa, cobrindo 75 locais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail