Home > Notícias

Célula combustível e chip Cell são novidades da Toshiba para 2009

Empresa quer iniciar produção em massa de aparelhos alimentados por bateria com metanol e de TV com mesmo chip do PlayStation 3

IDG News Service/Japão

09/05/2008 às 11h14

Foto:

A Toshiba planeja iniciar a produção em massa de células combustíveis de metanol para abastecer eletrônicos no próximo ano e deve ter uma TV com o chip Cell à venda até o final do mesmo ano, disse a empresa na quinta-feira (08/05).

As novidades foram anunciadas junto a um plano agressivo para elevar as vendas para 96 bilhões de dólares (contra 74 bilhões de dólares no ano passado) em 2008, e chegar a um lucro de 4,8 bilhões de dólares, mais que o dobro dos 2,3 bilhões de dólares que lucrou no ano passado.

A Toshiba vem trabalho há alguns anos nestas duas novas tecnologias e o seu lançamento deve ser uma importante alavanca para o crescimento da empresa, que planeja uma média de aumento de 12% em receita e lucros nos próximos três anos.

As células combustíveis de metanol produzem eletricidade a partir de uma reação entre metanol, água e ar. Além da energia gerada, os únicos subprodutos da reação são água e dióxido de carbono, portanto as células combustíveis são vistas como alternativas mais verdes às baterias tradicionais.

Outra vantagem é que elas podem ser recarregadas em segundo, trocando apenas o cartucho de metanol.

A Toshiba e outros fabricantes vêm exibindo protótipos da tecnologia há pelo menos quatro anos, mas os produtos nunca chegaram ao consumidor.

Agora a Toshiba reservou parte da sua verba para montar uma linha de produção de células combustíveis, que devem chegar ao mercado antes do final do ano fiscal da empresa, que termina em março de 2009.
++++
Já a TV com chip Cell foi exibida como protótipo no Consumer Electronics Show (CES) deste ano. O aparelho usa o chip para tarefas de processamento gráfico pesado.

Criado em conjunto pela Toshiba, pela Sony e pela IBM, o Cell já é usado no PlayStation 3. Na TV da Toshiba, o chip permitirá aumento de definição da imagem e exibição de múltiplas transmissões para que o usuário possa navegar mais facilmente pela programação.

Outra tecnologia em desenvolvimento pela Toshiba, considerada um dos pilares do crescimento da área de produtos digitais da empresa, é o chip SpursEngine, que funciona como processador auxiliar no sistema para processar tarefas pesadas, como gráficos e manipulação de vídeos em computadores. A empresa prtende lançar um laptop com o chip até o final do ano fiscal.

Por fim, a empresa planeja lançar em junho um novo drive baseado em chips de memória flash NAND multicamada. Estes chips são capazes de armazenar dois bits de dados em cada célula, dobrando a capacidade de armazenamento em um mesmo espaço. Os primeiros drives já serão capazes de armazenar até 128GB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail