Home > Notícias

Celular com Ginga chega até o fim do primeiro semestre, prevê Vivo

Operadora espera lançar primeiro aparelho com novo middleware de TV Digital até junho. Interatividade é testada com LG, Samsung e emissoras.

Daniela Braun para o IDG Now!

15/04/2010 às 16h54

Foto:

No final do primeiro semestre deste ano será lançado o primeiro celular com o middleware Ginga no mercado brasileiro, prevê o diretor de desenvolvimento de terminais da Vivo, Hilton Mendes, em entrevista ao IDG Now!.

O novo modelo com a tecnologia que permite interatividade na TV Digital móvel, deve ser dos fabricantes LG e Samsung, que participam de testes com a operadora e emissoras de TV, informa o executivo. A previsão de Mendes é lançar o primeiro aparelho com Ginga em meados deste ano e novos modelos até o final de 2010.

A oferta de aplicações de interatividade, entretanto, ainda não está garantida para este semestre. Segundo Mendes, o processo envolve um "ecossistema complexo" que esbarra muito mais em questões técnicas do que em um modelo de negócios. "A questão fundamental não é só colocar o Ginga no aparelho. É uma tecnologia 100% brasileira e não podemos pegar nada de fora. Tudo tem de ser feito do zero", afirma o executivo.

Desde o início do ano, a Vivo vem realizado testes práticos de interatividade com fabricantes como LG e Samsung e diversas emissoras, "especialmente a Rede Globo de Televisão, que está mais avançada no processo", informa Mendes. "Existe um roteiro de
testes complexos que deve ser feito com o fabricante, a operadora e uma
emissora", explica.

A oferta de aplicações interativas pelo canal de retorno com TV digital, segundo o executivo da Vivo, também depende da memória do aparelho para comportar o Ginga, bem como de precisão dos aplicativos testados. "A gente só assina embaixo se garantir que
a experiencia do usuário vai ser a melhor possível", conclui.

TV móvel popular
Nesta quinta-feira (15/4), a Vivo anunciou a oferta de um celular com TV Digital de baixo custo produzido pela chinesa ZTE Telecom, que já fornece modems 3G com transmissão de TV Digital vendidos pela Vivo desde dezembro de 2009.

"A TV no celular atrai o consumidor seja para assistir novela, notícias ou esportes", observa Mendes. "Queremos expandir a oferta com um modelo de entrada no mercado". O aparelho N290 conta com tela de 3.2 polegadas, sensível ao toque, câmera de 2 megapixels e MP3. O preço para o pré-pago é de 399 reais - 400 reais mais barato do que um modelo com TV Digital, da LG, vendido pela operadora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail