Home > Notícias

Celular Modu muda de aparência e funções com jaquetas modulares

Aparelho básico pode ser envolvido por diferentes carcaças, se transformando de GPS veicular a a um rádio automotivo.

Por IDG News Service/Reino Unido

07/02/2008 às 15h24

Foto:

O inventor do drive USB (Universal Serial Bus), Dov Moran, apresentará na próxima semana, em um congresso de mobilidade em Barcelona, sua mais nova criação: um telefone móvel que se adapta a diferentes “jaquetas”.

O aparelho, que se chama Modu, é um pequeno dispositivo que pode ser incorporado a diferentes carcaças, podendo assumir funções diversas, como um GPS de um veículo ou um rádio automotivo, por exemplo.

Um outro uso possível é incorporar um telefone QWERTY (com todas as letras do alfabeto) para usuários corporativos.

Veja também:
> 10 celulares estranhos
> 10 celulares bonitos
> A história do celular

“Você pode mudar completamente a aparência do telefone”, disse Itay Sherman, chief technology officer (CTO) da Modu, empresa israelense responsável pelo telefone homônimo.

A versão básica do Modu, que poderá ser usada para fazer ligações, custará 200 euros (290 dólares). As jaquetas terão custos variados, entre 20 euros e 60 euros cada.

Cada jaqueta traz uma configuração própria que permite que a tela exiba diferentes gráficos e esquemas de cor quando conectada ao aparelho principal.

A Modu já firmou acordos com operadoras como a Telecom Itália e a russa VimpelCom, que devem começar a vender o produto em outubro.  Os planos da companhia israelense envolvem ainda incentivar outros fabricantes a criar acessórios que possam usar o Modu como dispositivo de conectividade.

A companhia afirmou já estar trabalhando com a fabricante de sistemas de navegação Magellan Navigation e a fabricante de aparelhos de som Blaupunkt, da Bosch. Os primeiros acessórios compatíveis devem chegar ao mercado em 2009.

A israelense também planeja trabalhar com outros parceiros, como empresas de conteúdo, para desenvolver jaquetas que já tragam músicas de artistas de uma gravadora, por exemplo - o Universal Music Group já está trabalhando em um produto nesta linha, segundo a fabricante.

A primeira versão do Modu - que é um aparelho GSM (Global System for Mobile Communications) quad-band - oferece 1 gigabyte de memória flash. Uma versão de terceira geração (3G) do aparelho deve chegar ao mercado em 2009.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail