Home > Notícias

Celulares com sistema Intel Moblin poderão acessar Android Market

Intel oferecerá aos dispositivos com seu sistema operacional baseado em Linux Moblin acesso a lojas de aplicativos como Android Market.

IDG News Service/Taiwan

04/06/2009 às 14h53

Foto:

Celulares que rodem o sistema operacional Moblin 2.0, da Intel, poderão acessar a loja de aplicativos do sistema operacional do Google, Android Market, o que pode tornar o sistema tão atrativo quanto o Android para as operadoras se interessarem em hospedar os downloads de aplicativos em suas redes.

Da mesma forma que a App Store, loja de aplicativos da Apple para o iPhone, a Android Market oferece aplicativos pagos e gratuitos que podem ser baixados nos celulares com o sistema operacional móvel do Google.

Atualmente, a indústria de celulares tem dado preferência ao Android em relação ao Moblin. O oposto acontece com a indústria de netbooks e nettops (mini-desktops).

Analistas afirmam que a capacidade de acessar conteúdo de Android no Moblin poderia neutralizar algumas das vantagens do Android. Segundo eles, a ação também seria um grande incentivo aos desenvolvedores de aplicativos para o Moblin.

O acesso à Android Market - e outras lojas de aplicativos - também estará disponível para "mobile Internet devices" (MIDs), afirmaram os executivos da companhia durante a feira Computex, em Taiwan. A fabricante apresentou os primeiros protótipos de MIDs que usam o chip Moorestown nesta quinta-feira (04/06).

Tanto o Moblin quanto o Android são baseados no kernel (núcleo do sistema operacional) do Linux. A Intel tem aumentado seu investimento no desenvolvimento de Linux, especialmente após ter comprado a desenvolvedora de Linux OpenedHand, no ano passado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail