Home > Notícias

Celulares da Lenovo e Motorola agora virão com bloatware da Microsoft

Acordo de licenciamento cruzado de patentes da empresa de Redmond acaba de ganhar um novo capítulo.

PC World / EUA

24/08/2016 às 16h58

motogplay_625.jpg
Foto:

Pode tirar mais essa da lista. A Microsoft e a Lenovo anunciaram nesta semana um acordo para pré-carregar apps da Microsoft em aparelhos Android da Lenovo e da Motorola.

Os apps pré-carregados são os mesmos que já vimos em acordos anteriores da Microsoft com fabricantes Android, incluindo o pacote Office mobile, o OneDrive, e o Skype.

O anúncio da novidade, no entanto, não mencionou quando o acordo passa a realmente valer. A Lenovo diz que espera “vender milhões” de aparelhos Android carregados com apps Microsoft nos próximos anos.

A história por trás da história

O acordo para adicionar apps Microsoft aos aparelhos da Lenovo faz parte de “um acordo de licenciamento cruzado de patentes”. A maioria dos analistas apontam que a parceria significa que a Microsoft e seu portfólio poderoso de patentes conseguiram fazer uma oferta que a maioria dos fabricantes Android não conseguiu recusar.

Antes da Lenovo, a Microsoft tinha feito acordos parecidos para levar seus apps para aparelhos Android da  Acer, Asus, Dell, LG, Samsung e Sony.

Vale lembrar que fabricantes de aparelhos Android pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em direitos de patentes um ano antes de fecharem um grande acordo de licenciamento cruzado de patentes com a Microsoft. 

No entanto, nenhuma das empresas revelou se o novo acordo envolveu algum tipo de compensação financeira.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail