Home > Notícias

Celulares da Nokia passam a oferecer navegador de GPS grátis

A partir desta quinta-feira (21/1), a empresa anuncia a oferta gratuita do serviço Ovi Mapas em 10 aparelhos da companhia, incluindo navegação orientada por voz

Daniela Braun, para o IDG Now!

20/01/2010 às 20h18

Foto:

Disposta a atrapalhar a rota do Google Maps nos dispositivos móveis, a fabricante finlandesa de celulares Nokia pegou o caminho da popularização.  A partir desta quinta-feira (1/1), a empresa anuncia a oferta gratuita do serviço Ovi Mapas em 10 aparelhos da companhia, no mundo, incluindo GPS orientado por voz e sua integração a redes sociais.

Os aplicativos navegadores de GPS ponto a ponto são comuns no mercado de celulares, e podem ser encontrados também para outros aparelhos, como o iPhone. Nesse caso, porém, eles são pagos, oferecidos na App Store por preços a partir de 40 dólares.

O Brasil está entre os 180 países que terão acesso ao serviço de mapas da Nokia, com pontos turísticos em 3D, e entre os 74 que contam com o recurso de GPS guiado por voz em 46 idiomas (incluindo o português) para rotas de carro e a pé. Além disso, o Ovi Mapas já está integrado ao Facebook, permitindo ao usuário postar um conteúdo na rede social e identificar sua localização, em tempo real.

No mercado brasileiro, o serviço já pode ser usado nos aparelhos Nokia 5800 e 6710 Navigator. Nas próximas semanas, o modelo N97 também será compatível com o novo Ovi Mapas e, até o fim de abril, a base contemplará 7 aparelhos, incluindo o smartphones Nokia E72 e modelos mais populares como o 5230, informa a diretora de marketing da Nokia no Brasil, Gabriela Portugal, em entrevista ao IDG Now!. Nos próximos meses, o número de modelos compatíveis sobe para 20.

Com a estratégia, a Nokia está de olho em um mercado potencial de 166 milhões de aparelhos compatíveis com serviços de GPS e do qual possui 50% de participação, segundo a consultoria Canalys. “Chegou a hora de transformarmos o mercado de navegação e fazê-lo dobrar de tamanho”, afirma Gabriela.

A partir de hoje, 20 milhões de aparelhos da fabricante finlandesa já podem usar o serviço, por meio do portal www.nokia.com.br/mapas ou pelo próprio aparelho. Até o final deste ano, a empresa espera contar com 50 milhões de aparelhos elegíveis ao GPS. Antes da abertura do Ovi Mapas, o serviço era oferecido somente de forma embarcada em alguns aparelhos e a licença de navegação por voz custava 150 reais por um ano.

nokia_mapa_300.jpg

Integração com guias e uso offline
Para bloquear a rota de serviços gratuitos como o Google Maps, nos celulares, o aplicativo da Nokia já oferece a opção de acesso offline com imagens vetoriais, informa o gerente de serviços e soluções da Nokia no Brasil, Vinícius Costa. 
++++
“Se estou em algum lugar sem sinal ou sem cobertura é possível pré-carregar a base de mapas no aparelho e manipular as imagens sem ter de carregá-las novamente", explica. "Isso reduz custos com o uso de dados em roaming internacional, durante uma viagem, por exemplo”.

A nova versão do Ovi Mapas também conta com parcerias com os guias Lonely Planet e Michelin, indicando hotéis, restaurantes e opções de entretenimento mais próximas do usuário, além da previsão do tempo local.

O serviço ainda destaca pontos turísticos em 3D. “No Brasil, além da imagem de satélite, na navegação comum (2D), temos 26 pontos no Rio de Janeiro e 24 em São Paulo, no formato 3D, para ajudar na navegação”, informa Costa. O serviço conta com mais de mil cidades brasileiras mapeadas.

Social location
A expansão do Ovi Mapas faz parte de uma estratégia maior da Nokia de integrar os serviços de localização às redes sociais, explica Gabriela. “Tão importante como o que você está fazendo agora é de onde você está fazendo”, comenta a executiva, sem revelar outros serviços que sucederão o Facebook na iniciativa. “Estamos em negociação com os parceiros”, diz.

Além de localizar seus posts no Facebook, com fotos e textos, o usuário pode criar seus ‘mashups’ na página do Ovi Mapas, marcando e comentando seus pontos de interesse para depois sincronizá-los com o celular.

A integração com redes sociais também é uma forma de atrair desenvolvedores de aplicativos para a plataforma Symbian. Hoje, o Fórum Nokia conta com 4 milhões de desenvolvedores no mundo e 50 mil brasileiros, que podem oferecer aplicações globalmente. O kit de ferramentas (SDK) do Ovi Maps já está disponível no fórum desde novembro de 2009.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail