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Celulares: smartphones representam menos de 25% do mercado

Apesar de todo o frenesi causado por iPhone e Android, mais de 75% do setor é dominado pelos chamados features phones, modelos bem mais básicos e baratos

PC Advisor/UK

18/03/2011 às 17h29

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Em 2010, as vendas de feature phones – celulares com mais funções, mas que não chegam a um smartphone – representaram mais de 75% do mercado de dispositivos móveis. São aparelhos com recursos específicos – como os com teclado QWERTY, mas sem Wi-fi, ou com widgets na tela inicial, mas que não permitem a instalação de aplicativos.

Ou seja, apesar de todo o frenesi causado por iPhones, Androids e BlackBerrys, a maioria dos consumidores ainda prefere modelos mais baratos. “Os messaging phones, por exemplo”, afirma a analista da ABI Research, Victoria Fodale, “facilitam o envio de mensagens e, por não terem tantos recursos, possuem um preço mais em conta”.

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A previsão é que até 2015 esse tipo de celular seja responsável por um terço do mercado. “Mobile phones foram desenvolvidos para regiões específicas, principalmente países em desenvolvimento, onde os clientes precisam de soluções de baixo custo para aproveitar os serviços de Internet que as provedoras oferecem”, disse o diretor Kevin Burden.

Recentemente, o Facebook lançou um aplicativo para que celulares mais simples também possam acessar a sua rede. Ele funciona com mais de 2500 aparelhos, da marcas como Nokia, Sony Ericsson e LG.

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