Home > Notícias

Censo 2010: IBGE vai comprar 220 mil computadores portáteis

Cronograma oficial do Censo mostra que licitação para a aquisição dos equipamentos está em fase de finalização para ser lançada.

Redação do Computerworld

27/02/2009 às 15h47

Foto:

O Censo 2010, que começou a ser planejado ainda no início de 2007, está entrando em sua principal fase. Após diversas consultas a empresas sobre equipamentos e testes, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve anunciar nas próximas semanas a abertura da licitação para a aquisição de 220 mil computadores portáteis, entre PDAs e netbooks.

Após a licitação, a aquisição dos equipamentos será completada entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010, de acordo com o cronograma oficial do Censo. O IBGE ainda não divulgou detalhes sobre as características técnicas dos equipamentos. Sabe-se somente que eles estarão equipados com módulos GPS.

O sistema de localização global dos computadores contará com as coordenadas de escolas e estabelecimentos de saúde da área rural, levantadas durante o Censo 2007. Com isso, gerou-se um cadastro com informações sobre essas unidades para integrar e alimentar sistemas de informação de diversos orgãos.

O número é justificado pela dimensão do trabalho: em todo o País, são mais de 58 milhões de domicílios. Cerca de 240 mil pessoas serão contratadas e treinadas para realizar o censo e o trabalho será dividido em 280 mil setores, sendo 7 mil postos de coleta de dados informatizados. O orçamento total previsto para o Censo 2009 é de 1,4 bilhão de reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail