Home > Notícias

Centro de design de chips é inaugurado no Rio Grande do Sul

Centro de design do Ceitec emprega 45 engenheiros; expectativa é quase triplicar este número até fim do ano.

Fabiana Monte, editora-assistente do COMPUTERWORLD

26/03/2009 às 15h36

Foto:

A primeira etapa para que o Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada) entre em operação no Brasil será finalizada nesta sexta-feira (27/03), com a inauguração do centro de desing do Ceitec, em Porto Alegre (RS).

O objetivo do Ceitec é apontado como embrião da fábrica de semicondutores no Brasil. Para que, efetivamente, ele possa entrar em total operação, além da inauguração do centro de design, é preciso que a fábrica do centro seja inaugurada, o que deve acontecer em julho.

No centro de design serão desenvolvidos os chips que serão produzidos na futura fábrica, que está em construção. Segundo as contas do Ceitec, atualmente há 45 engenheiros trabalhando na unidade e a previsão é quase triplicar este número até o fim do ano, chegando a 120 pessoas.

O Ceitec focará em três nichos do mercado mundial de semicondutores: RFID, Wirelles Communication e Digital Multimídia. Mesmo sem operar plenamente, a empresa lançou em setembro de 2008 o primeiro chip nacional para rastreabilidade bovina. Este será o primeiro dispositivo de uma linha de produtos de rastreabilidade animal chamados de ATD (Animal Tracking Device) que serão fabricados na unidade.

Na cerimônia de inauguração, Eduard Weichselbaumer tomará posse como presidente do Centro. O Ceitec foi criado como empresa pública em julho do ano passado e é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O Centro já recebeu do governo federal mais de mais 270 milhões de reais em investimentos. Suas principais atividades são a produção e comercialização de semicondutores e sistemas de circuitos integrados, a transferência de tecnologias adquiridas ou desenvolvidas, a prestação de consultoria e assistência técnica e a elaboração de testes de lotes de circuitos integrados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail