Home > Notícias

CEO da Apple detona biografia oficial de Steve Jobs e apoia novo livro

Em entrevista, Tim Cook disse que livro de Walter Isaacson prestou um desserviço ao cofundador da Apple, que faleceu em 2011.

Macworld / EUA

23/03/2015 às 15h40

stevejobs_43504.jpg
Foto:

Apesar de ter contado com o apoio do próprio biografado, o livro de Walter Isaacson sobre Steve Jobs não parece ter muitos fãs na Apple. A obra foi publicada no fim de 2011, após a morte do cofundador da empresa.

Em entrevista recente para a Fast Company, o substituto de Jobs no comando da Apple, Tim Cook, foi direto em suas críticas ao livro: “Acho que o livro do Isaacson prestou um tremendo desserviço a ele (Jobs). Era apenas algo requentado de várias coisas que já tinham sido escritas, e focadas em pequenas partes da personalidade dele. Pelo livro, você tem a impressão que o Steve era um egomaníaco ganancioso e egoísta. Não capturou a pessoa. A pessoa sobre a qual eu li no livro é alguém com quem eu nunca iria querer trabalhar na vida. A vida é muito curta.”

Novo livro

Além disso, a Apple agora está dando seu selo de aprovação para uma nova biografia (não autorizada) sobre Jobs, chamada Becoming Steve Jobs, dos jornalistas Brent Schlender e Rick Tetzeli.

A Apple deu acesso a Cook e outros executivos para os autores. Em troca, eles permitiram que a empresa leia a versão final da obra antes da publicação – mas a Apple não pode realizar nenhuma mudança a não ser que seja relacionada a erros factuais.

Issacson também teve acesso a executivos da Apple e ao próprio Jobs, o que Schlender e Tetzeli não tiveram – mas vale notar que Schlender entrevistou Jobs várias vezes antes da morte do executivo.

De qualquer forma, parece que Becoming Steve Jobs já é um sucesso, pelo menos na Apple.

“Após um longo de reflexão após a morte de Steve, sentimos uma responsabilidade de dizer mais sobre o Steve que conhecíamos”, afirmou o porta-voz da Apple, Steve Downling, ao The New York Times.

“Decidimos participar do livro de Brent por conta do longo relacionamento de Brent com Steve, o que lhe deu uma perspectiva única sobre a vida de Steve. O livro captura o Steve melhor do que qualquer coisa que já vimos, e estamos felizes em ter decidido participar.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail