Home > Notícias

CEO do Dropbox diz que iCloud tem “limitações bizarras”

Afirmação do executivo foi feita durante participação no evento MWC 2013, realizado na última semana.

PC World / EUA

04/03/2013 às 17h21

Foto:

O CEO do Dropbox, Drew Houston, disparou contra serviços na nuvem ofereidos por fabricantes de aparelhos e operadoras de rede. Segundo ele, esses produtos poderiam deixar o usuário “preso”.

Falando durante o evento MWC 2013, realizado na última semana em Barcelona, o executivo afirmou que há um padrão comum de pensamento, em que as companhias que fabricam smartphones ou redes acreditam que também podem criar um serviço na nuvem e prendê-lo a suas ofertas existentes.

“A questão não é tanto ‘você pode fazer isso?’ mas ‘vale o esforço?’”. Nós (Dropbox) salvamos mais de um bilhão de arquivos por dia e conectamos meio bilhão de arquivos, então se você pensa no controle de tráfego disso, a margem de erro é muito pequena”, disse.

“Você fala de um bilhão de arquivos – isso é mais do que o número de tuítes no Twitter. E não estamos falando de textos curtos de 140 caracteres, são as fotos do seu casamento, seu imposto de renda e suas coisas do trabalho; são as informações mais importantes que você possui. Fazer isso em grande escala, de forma confiável, e seguramente, é realmente algo desafiador.”

Ao falar sobre exemplos de serviços na nuvem proprietários que impões “limitações bizarras” sobre o que os usuários podem fazer, como o fato de que um usuários de iPad não pode compartilhar arquivos de música e documentos pelo iCloud com um dono de aparelho Android.

“Nunca vamos ver um engenheiro na cafeteria da Apple que chegue e diga: ‘Ei, eu fiz a versão para Android do iCloud’”, afirma.

icloud390

É esse tipo de pensamento auto-pensado que está impedindo o progresso, aponta Houston, dizendo ainda que as empresas atuando nesse mercado precisam surgir com melhores maneiras para trabalharem juntas.

“Você não devia ligar para o logo na parte de trás do seu smartphone ou computador, ele (o serviço) deveria funcionar com tudo o que você tem. É esse o tipo de limitação que queremos ajudar a retirar para as pessoas.”

Além disso, o executivo lembrou a parceria do Dropbox com a Samsung, que resultou em todos os aparelhos da empresa sul-coreana vindo com um cliente de Dropbox instalado para backup instantâneo de fotos e outros arquivos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail