Home > Notícias

Cerca de 2,5 mil escolas públicas estão conectadas por banda larga

MEC ultrapassada meta do primeiro bimestre e pretende ter, até o final de 2008, mais de 20 mil colégios conectados.

Redação do IDG Now!*

09/06/2008 às 10h29

Foto:

O plano de conectar todas as escolas públicas do Brasil com internet banda larga já atinge cerca de 2.500 instituições, segundo balanço divulgado pelo secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky, durante o 52º Painel da Associação Brasileira das Telecomunicações (Telebrasil), na Costa do Sauípe.

Lançado em abril pelo MEC, o programa tinha como meta, já atingida, se conectar 2 mil colégios no primeiro bimestre. No total, o programa pretende conectar 56,9 mil colégios públicos até 2010, com 40% deles se beneficiam da conexão até o final deste ano.

Entre os problemas detectados nos primeiros meses pelas operadoras de telecomunicações, responsáveis pela infra-estrutura de acesso, é a falta de condição de algumas escolas em receber cabeamento.

Em algumas delas, o laboratório de informática não existia mais ou a diretoria negou-se a receber os técnicos das empresas porque não havia sido comunicada sobre a instalação. Segundo o vice-presidente do Consed, Adeum Sauer, as escolas que não tiveram a estrutura passarão a vez para aquelas que já podem receber a banda larga até que estejam adequadas.

O acordo entre governo e teles foi feito a partir da troca da obrigação das operadoras de telefonia em instalar Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) e levar aos municípios um sistema chamado backhauls, que é a infra-estrutura de rede para conexão em banda larga.

Durante o painel, Bielschowsky apresentou o Portal do Professor, que será lançado ainda em junho e disponibilizará conteúdos multimídias para serem usados em sala de aula.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail