Home > Notícias

Cérebro de fanboy mostra que Apple é como religião

Com a ajuda de neurocientistas, a BBC pesquisou a mente dos fãs da empresa e encontrou o mesmo comportamento na cabeça de religiosos

Redação da Macworld Brasil

19/05/2011 às 16h47

Foto:

É como uma mistura de show de rock com religião. Sempre que a Apple lança um produto, milhares de pessoas correm para as portas das lojas e chegam a dormir na fila para comprar o novo iPhone, iPad... Segundo uma equipe de neurocientistas entrevistada pela BBC no documentário Segredos das Supermarcas
, o cérebro explica isso.

 

O documentário tenta mostrar como marcas como Facebook, Apple e Twitter agem na mente das pessoas. De acordo com os pesquisadores, o cérebro do chamado fanboy da Apple age  de forma semelhante ao que acontece com devotos quando há a estimulação por temas religiosos.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores resolveram ”mergulhar” na mente de um fanboy. Entraram em contato com Alex Brooks, um blogueiro que afirma pensar em Apple 24 horas por dia. A equipe de neurocientistas monitorou o cérebro de Brooks quando é estimulado por produtos da Apple.

Aí foi só comparar com os resultados obtidos pelos cérebros de religiosos quando estimulados por questão espirituais para perceber que o chamado “culto à Apple” realmente existe. Em ambos os casos,  as áreas estimuladas no cérebro são as mesmas.

ipad2fila

Fila para comprar o iPad 2: pessoas chegam a ficar dias nas portas das lojas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail